Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Torta de Tomate aos Três Queijos (Segunda Sem Carne)


Esse negócio de não comer carne é bem complicado para uma fã de um belo bife como eu. Mas, bom, um pouco de altruísmo não faz mal a ninguém, e é bom estar envolvida com a campanha. Pra quem tiver interesse na Segunda Sem Carne, eu recomendo a página do Facebook e o site da campanha. Uma coisa que mais gosto nisso é a campanha ser encabeçada por Paul McCartney, meu grande ídolo (que vem pra BH em maio, e prometeram pra hoje notícias sobre os ingressos!)! Bom, a grande vantagem de não comer carne por um dia é que eu não preciso exatamente ficar procurando coisas que a substituam, como bife de soja e essas coisas. É só não colocar nada com carne no prato em nenhuma refeição e pronto. 

Essa receita é inspirada nessa aqui, do blog maravilhoso Technicolor Kitchen.

Torta de tomate aos três queijos

Ingredientes:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal em cubinhos
40ml de água
1 cabeça de alho
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates
1/3 de xícara de queijo gorgonzola ralado
1/3 de xícara de queijo minas ralado
1/3 de xícara de queijo muçarela ralado
Raminhos de manjericão

Modo de fazer:
1. Misture o sal e a farinha, e depois a manteiga, até virar uma farofa grossa. Coloque a água com um fio e vá misturando, até que fique parecendo massinha de modelar, sem grudar os dedos. Se necessário, coloque mais um pouquinho de água. Você pode fazer essa massa no processador.
2. Embrulhe a massa em filme plástico e coloque na geladeira  por pelo menos uma hora. Pode deixar de um dia pro outro!
3. Em um pedaço de papel alumínio, coloque a cabeça de alho inteira, o azeite, e feche bem, como se fosse um pacotinho. Leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até o alho amolecer. Tire do forno e reserve.
4. Abra a massa e coloque em uma forma untada de bolo inglês. Fure a massa com um garfo e leve ao congelador por 40 minutos.
5. Pré-aqueça o forno a 220º. Retire o alho do papel alumínio, reserve o azeite. Tire o alho de dentro da casca, coloque todo em um prato e amasse com um garfo. Retire a massa do congelador e espalhe o alho sobre ela. Coloque por cima o gorgonzola, depois uma camada de fatias de tomate levemente temperadas com sal. Coloque o queijo minas, e mais uma camada de tomate. Para finalizar, coloque a muçarela e os raminhos de manjericão, e regue com o azeite aromatizado que você reservou do papel alumínio. 
6. Leve para assar por 35 a 40 minutos, e sirva quando estiver morno.

Dica:
1. O queijo gorgonzola tem sabor muito forte. Se você não gosta, pode substituir por outro queijo que derreta bem, sem ser a muçarela, que solta muita gordura.

Boa semana a todos!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Resultado do Sorteio de Páscoa!

Enfim chegou o aguardado momento de saber quem foi o sortudo (no caso, a sortuda) que ganhou o presente de Páscoa! O Sorteio contou com 66 participantes, e o Random.org gerou o número 50!


De acordo com a tabela, o número 50 ficou com Maria Júlia Graciano, e ela cumpriu os requisitos para participação. Entrarei em contato com a ganhadora e, caso ela não responda até o dia 23, um novo sorteio será realizado!

Parabéns, Maria Júlia, sua Páscoa será mais gostosa! :D


sexta-feira, 15 de março de 2013

Mousse de Maracujá


Apesar de ser uma receita que agrada a todos, tinha um bom tempo que não fazia uma mousse de maracujá. Fiz essa a pedido da vovó, pro aniversário dela. Sobremesa gostosa em menos de cinco minutos (mais o tempo de geladeira. Eu gosto de deixar de um dia pro outro!)!

Mousse de maracujá

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite sem soro
1 medida da lata de suco concentrado de maracujá

Modo de fazer:
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador, coloque em uma forma e leve à geladeira.

Essa mousse é bem aerada e cremosa. E não leva gelatina, OK? Aí deixaria de ser mousse e viraria um flan. 

Um excelente final de semana pra vocês!


segunda-feira, 11 de março de 2013

Linguine ao Molho Cremoso de Alho-Poró (Segunda Sem Carne)


Já comentei aqui no blog que meu pai tem uma fazenda, e minha parte preferida disso nem é poder andar a cavalo. O que mais gosto de lá é a horta do meu pai, que ele cuida com tanto carinho. E também o pomar, com dezenas de pés de frutas! Algumas são mais comuns, como acerola, carambola, limão. Mas também tem lichia, goiaba roxa, pequi. Um monte! Além disso, também amo a tranquilidade do lugar, o céu estrelado à noite, o barulho que fica quando chove, a rede pra dar uma deitada... :) 

Da última vez que meu pai voltou com o carro carregado de lá, tinha TANTO alho-poró que a gente começou a usar em tudo aqui em casa. E ainda demos um bocado pra vizinha. Resolvi fazer esse macarrão pra aproveitar o restinho, e ficou muito bom! A melhor parte dos alimentos orgânicos é que, além de serem mais saborosos, eles duram bem mais. O alho-poró já chegou aqui há um bom tempo e ainda tava novinho em folha.

Linguine ao molho cremoso de alho-poró

Ingredientes:
Meio pacote de linguine (ou espaguete)
2 "cilindros" de alho-poró
3 colheres (sopa) de manteiga 
6 colheres (sopa) de azeite
1 caixinha de creme de leite
3 colheres (sopa) de requeijão
3 dentes de alho
1 colher (sobremesa) de mostarda
Sal a gosto
Água

Modo de fazer:
1. Descarte as partes mais escuras do alho-poró. Pegue cada "cilindro" e corte no sentido do comprimento, e depois faça cortes de aproximadamente 1cm.
2. Em uma panela, derreta a manteiga, e depois junte o azeite e o alho, picado em pequenos pedaços.
3. Quando o alho começar a dourar, junte o alho-poró, coloque uma boa pitada de sal e cubra quase todo com água.
4. Deixe o alho-poró cozinhar por 25 minutos com a panela tampada. 
5. Cozinhe o macarrão al dente, de acordo com as instruções da embalagem.
6. Enquanto o macarrão cozinha, misture o creme de leite, o requeijão e a mostarda ao alho-poró.
7. Com o macarrão já cozido, deixe o molho de alho-poró ferver, depois escorra o macarrão e coloque no molho.
8. Sirva imediatamente!

Ainda não está participando do Sorteio de Páscoa? Corre lá!




quinta-feira, 7 de março de 2013

Biscoitinhos de Baton


Aqui em casa é um costume muito grande ter algumas coisas pro lanche, já que não temos costume de jantar. Sempre tem bolo, queijo minas, biscoito, suco... Com exceção do queijo, o resto a gente costuma fazer por aqui. Aproveitei hoje pra lançar uma novidade super fácil. Fiz os biscoitinhos e coloquei no forno feliz, crente que ia dar super certo. O sabor até que deu, ficou maravilhoso, mas o formato... Eu tinha moldado bolinhas levemente achatadas, e aí mal coloquei no forno e já vi elas se espalhando pelo tabuleiro. Falta de farinha dá nisso (usei menos do que o indicado na receita)!


Achatados ou não, o que importa é que o biscoitinho ficou bom demais! Você pode colocar na massa básica o que quiser. No Panelaterapia, foi feito com nozes. Aqui eu coloquei Baton picadinho. Eu amo esse chocolate, não tem condição o tanto que isso é bom! E combinou muito bem com o biscoito, amaram aqui em casa. 


Biscoitinhos de Baton

Ingredientes: 
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal, amolecida fora da geladeira
1 ovo
2/3 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres (café) de extrato de baunilha (opcional)
3 chocolates Baton 

Modo de fazer:
1. Misture a manteiga, o ovo e o açúcar.
2. Acrescente a farinha aos poucos e vá misturando até ficar com consistência de massinha de modelar.
3. Misture a baunilha e o chocolate picado, ou outros ingredientes que preferir. 
4. Molde as bolinhas e asse num forno pré-aquecido a 180º por 20 minutos. 

Fácil, não é? E precisa de pouca coisa! Já imaginei uma versão com limão, feita com o suco da fruta e raspas da casca. Ou com canela, que eu amo! Nham! :9

Por falar em coisas deliciosas, já viu que tá rolando um sorteio no blog? Se você for de BH, não deixe de participar!


terça-feira, 5 de março de 2013

Sorteio de Páscoa: Ovo de colher com recheio de brigadeiro


Soltei a ideia do sorteio no Twitter e parece que o pessoal se interessou. Já repararam como os ovos de páscoa de grandes marcas estão caros? Minha sugestão é comprar ovos caseiros (comigo, haha)! São sempre mais caprichados, mais gostosos e mais baratos. Sério, procurem algo artesanal e sejam felizes se empanturrando de chocolate nessa páscoa. Porque essa ideia de comprar só bombons tradicionais ou barrinhas é bem sem graça, né?

Bom, é o seguinte: vou sortear aqui no blog um ovo de colher! Sabe o que é? Bom, no Google Imagens dá pra ter uma boa ideia, mas é basicamente meio ovo cheio até a boca com algum recheio. No caso, vou sortear um ovo de colher com recheio de brigadeiro! :9 Será metade de um ovo de 500g (ou seja, uma casca de 250g) cheeeia de brigadeiro cremoso. 

O ganhador vai decidir se sua casca vai ser de chocolate ao leite ou meio amargo, e também o que vai cobrir o brigadeiro (chocoball, confetes, granulado ou confeitos). O ovo acompanha uma colherzinha! 

Participe! É só curtir a página do blog e preencher o formulário abaixo. O sorteio será feito no dia 21 de março, e você pode se inscrever até o dia 20.

REGULAMENTO:
1. Preencher o formulário acima e curtir a página do Cela em Casa no Facebook. 
2. Cada pessoa pode participar apenas UMA vez. 
3. Para participar, você deve residir em Belo Horizonte, ou se comprometer a buscar o prêmio até o dia 4 de abril. 
4. A forma de entrega será combinada posteriormente com o ganhador. 
5. O formulário pode ser preenchido até o dia 20 de março, e o sorteio será realizado no dia 21. Caso o ganhador não entre em contato até o dia 23, um novo sorteio será realizado.
6. O sorteio será realizado através do random.org 
7. Regras não esclarecidas neste formulário serão decididas pelo Cela em Casa. 



Compartilhar!