Páginas

domingo, 29 de agosto de 2010

Sorvete de Gelatina




Já deu pra reparar que eu gosto de preparar coisas práticas? E doces. O sorvete de gelatina é uma dessas receitas, e também achei na comunidade Culinária - Receitas.

Sorvete de gelatina

Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 pacote de gelatina do sabor que preferir (usei de menta)


Modo de fazer:
1. Dissolva a gelatina de acordo com as instruções do fabricante. Reserve para esfriar fora da geladeira.
2. Bata o creme de leite e o leite condensado no liquidificador. Junte a gelatina já fria e bata mais um pouquinho.
3. Leve ao congelador e deixe endurecer. Quando endurecer, coloque na geladeira para que amoleça um pouco. Em seguida, bata na batedeira por cerca de cinco minutos.
4. Leve ao congelador até que endureça novamente.

- Coloquei também 20 gotas de essência de menta. Ficou uma grande porcaria, não recomendo.
- Dá pra colocar granulado ou o que quiser pra complementar. Pedaços de morango no sorvete de morango, por exemplo, ou qualquer outra coisa que quiser.
- Já fiz de baunilha, que ficou infinitamente melhor do que o de menta. No lugar da gelatina, usei daqueles pudins de baunilha da Dr. Oetker. Ó a foto (com calda/geléia de morango também feita por mim):

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Brownie de Caneca





As pessoas que me conhecem sabem que eu tenho uma quedinha - que não tem nada de "inha" - por doces. Consequentemente, a maioria absoluta das receitas que faço são pra comer na hora da sobremesa ou no final do lanche. Essa receita estava me deixando tentada há séculos, e, enquanto faço este post, estou deliciando o brownie que vocês viram nas fotos, bem quentinho. É prático, gostoso, e você provavelmente terá todos os ingredientes em casa!


A xícara foi presente de uma grande amiga, Jennifer Klayn. :)

Brownie de Caneca

Ingredientes:
8 amêndoas picadas
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó (não é achocolatado!)
2 colheres (sopa) de óleo
2 colheres (sopa) de água

Modo de fazer:
• Misture todos os ingredientes e coloque em uma caneca. Leve ao microondas por 1 minuto e meio. Ele não cresce muito, nem leva fermento.

- Eu coloquei as colheres de óleo bem rasinhas, e também coloquei mais meia colher de água. Além disso, acrescentei uma colherzinha - daquelas de café - de licor de chocolate!
- Dica: comer enquanto ainda está quente. Assim como o bolo de caneca, ele fica esquisitinho depois de frio. Mas é maravilhoso e molhadinho enquanto quente!
- A fonte da receita é a comunidade Culinária - Receitas, no orkut.

NHAM. :9

Até a próxima!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Bombons Trufados - Morango



Para aqueles que não sabem, desde a segunda semana de aula deste semestre eu faço bombons trufados para vender na faculdade (a partir de agora digitarei apenas "bombons", pela praticidade, apesar de serem coisas diferentes). A coisa é recente, e, como eu gosto bastante de adaptar as receitas de forma que me agradem, eu ainda estou modificando todas as que escolhi. É estranho ver que meu sabor preferido não vende tão bem, e que um sabor que eu nunca cogitei fazer foi solicitado, e hoje fiz a primeira (e pequena) remessa. Já que morango parece ser o queridinho das meninas (só elas me pediram isso), vou deixar aqui a receita para aqueles que moram longe testarem. Quem mora perto pode continuar comprando comigo, ok? Hahahahaha;

Bombom Trufado de Morango

Ingredientes:
500g de chocolate ao leite fracionado
500g de chocolate branco de boa qualidade (nobre)
200g de creme de leite sem soro
200g de geléia de morango
20 gotas de essência de morango
25ml de conhaque

Modo de fazer:
1. Coloque o chocolate branco picado com o creme de leite e leve ao microondas por 30 segundos. Misture e repita o processo até que fique um creme homogêneo. Acrescente a geléia, o conhaque e a essência e continue misturando. Reserve.
2. Derreta o chocolate fracionado de acordo com as instruções do fabricante. Cubra forminhas de acetato (ou de silicone, caso prefira) e coloque na geladeira para secar. Tire da geladeira e repita o processo.
3. Com o recheio já frio, preencha as forminhas. Derreta novamente o chocolate e cubra o recheio. Leve à geladeira para secar.
4. Retire da geladeira quando a forma estiver esbranquiçada por baixo e desenforme os bombons delicadamente. Evite encostar diretamente neles para que não fiquem com digitais ou se contaminem com algum germe que possa estar em suas mãos.
5. Talvez o chocolate precise suar, dependendo do tempo que ficou na geladeira. Deixe um pouco do lado de fora e, em seguida, embrulhe com papel chumbo.

É importante não esquecer de usar, no mínimo, uma touca para não cair cabelo na comida. Se for manusear o chocolate, use luvas (pode ser daquelas cirúrgicas). Se for conversar com alguém, use uma máscara na frente da boca.

Espero que gostem! Eu não faço exatamente esta receita, mas é bem parecida - pra variar, modifiquei umas coisinhas. A cor fica linda e não leva corante! Eu já fiz geléia de morango em casa, fica bem vermelha mesmo. Misturando com o chocolate, fica esse tom. Lindo, não?
Até a próxima!

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Mais um começo.

Fazer um blog que dure é um projeto antigo meu. Tão antigo que eu já fiz um monte, mas nunca renderam muito tempo. O Cela em Casa é mais uma tentativa, e eu espero que vá pra frente!

Sejam bem-vindos (agora não é mais assim, né?) ao meu novo blog! Ele tem sérias tendências a se tornar algo bem "menininha", mas juro que tentarei evitar. Além disso, o novo blog tem um propósito. O título já dá uma ideia, mas aqui eu postarei, principalmente, as coisas que faço em casa. Não, não vou escrever um "diário de casa". A intenção é colocar aqui (adivinhem!) as receitas que faço!

Nas próximas semanas, então, esperem ver fotos de coisas gordas e gostosas por aqui. Às vezes só gordas, às vezes só gostosas. É possível que eu tente variar e acabe falando de outras coisas bem aleatórias, mas receitas por aqui não faltarão! Garanto!

Mais uma vez, sejam bem-vindos. Fiquem à vontade!