Fazer o blog colocou na minha cabeça que eu gosto de receitas preguiçosas. Não deixa de ser uma verdade, mas fiquei aqui lembrando das tortas e bolos recheados que eu fazia antes de começar isso aqui e deu uma vontaaaade de fazer... Prometo para algum post em breve, OK? :) Se quiserem dar sugestões, os comentários estão aí pra isso!
Mas, enquanto ainda estou no clima da preguiça culinária, resolvi testar hoje esse bolo. Achei ele aqui há muito tempo, e queria fazer mais pela calda de goiabada. Eu não sou chegada em bolo de fubá, mas com uns pedacinhos de goiaba eu não resisto. Nesse caso era uma calda, mas eu não resisti do mesmo jeito. É uma combinação boa demais!
Comecei a separar os ingredientes e... nada de goiabada em casa. Vi que na receita sugerem substituir por geleia e... nada de geleia em casa. Como assim, gente? Minha casa sem goiabada já era uma coisa estranha, mas sem geleia e goiabada só pode significar uma coisa: precisamos fazer umas compras.
Achei uma lata de doce de leite na despensa. Não é um doce de leite do Mercado Central, mas, vá lá, até é gostosinho. Fiquei com dó de abrir pra usar só uma colher, mesma coisa com a lata de leite condensado. Acabei improvisando uma caldinha de chocolate. Confiram:
Bolo de fubá na caneca
Ingredientes:
1 ovo pequeno
3 colheres (sopa) de óleo (usei apenas 2 bem rasas)
4 colheres (sopa) rasas de açúcar (usei 3)
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
Modo de fazer:
1. Quebre o ovo na caneca e bata com um garfo (eu bati com um aparelhinho, vou mostrar no fim do post).
2. Misture o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e mexa até ficar mais ou menos homogêneo.
3. Junte a farinha de trigo e o fermento e continue mexendo até ficar uma massa lisa.
4. Leve ao microondas por 3 minutos e meio na potência máxima.
Dicas:
1. Para fazer a calda de goiabada, misture 2 colheres do doce com uma colher de açúcar, coloque no microondas por um minuto e jogue por cima do bolo.
2. Para fazer a minha calda improvisada, misture 2 colheres de creme de leite com 1 colher de chocolate em pó e coloque no microondas por 30 segundos.
3. Ele não fica duro depois de frio, como o bolo de caneca, mas fica meio borrachudo. É pra comer quentinho mesmo, uma delícia.
Por fim, meu aparelhinho de bater:
É um pequeno cozinheiro, e você aperta o botãozinho pra funcionar. Dá pra bater coisas pequenas e leves, em copos mesmo. Tem um outro pedaço de metal que tem formato de fouet, e foi o que eu usei pra bater os ingredientes líquidos desse bolo. Infelizmente eu não sei onde achar por aqui, ganhei esse de presente.
Até mais!