Páginas

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Manteiga de Amendoim


Manteiga de amendoim é uma coisa que sempre me despertou curiosidade. São vários os filmes e seriados que mencionam essa pasta, e já pensei em comprar várias vezes para experimentar. Tem uma cena, particularmente, que eu não esqueço de jeito nenhum (e aposto que os fãs de Lost também lembram bem disso, lá no comecinho):


E aí, ao invés de comprar, eu acabei fazendo minha própria manteiga de amendoim. Não só por ser uma receita fácil e barata, mas eu tenho uma tendência a gostar de coisas feitas em casa mesmo. Pode parecer conversa boba, mas todo mundo sabe que produtos industrializados sempre são cheios de sódio e mais um monte de coisas. Melhor evitar.

Receita um tantinho adaptada daqui.

Manteiga de amendoim

Ingredientes:
450g de amendoim descascado e torrado, sem sal
3 colheres (sopa) de mel
1 e 1/2 colher (sopa) de óleo de amendoim (usei óleo vegetal, porque já tinha em casa)
1 pitada de sal

Modo de fazer:
1. Coloque todos os ingredientes em um processador de alimentos ou liquidificador e bata até que fique um creme liso.
2. Se preferir uma manteiga de amendoim crocante, reserve um pouco do amendoim e adicione ao creme já liso no final, e então bata mais um pouco.

Dica:
1. A receita é rápida, mas pode demorar uma eternidade se seu liquidificador for ruim, como foi o meu caso. Descobri que o processador que comprei veio estragado. Fui usar o liquidificador horroroso e fiquei um século batendo amendoim. Tive que ir fazendo aos poucos pra não pesar. No fim das contas, a falta de paciência era tanta que acabei deixando tudo na cozinha, entrei no quarto, respirei, li um pouco, entrei na Internet... E só um bom tempo depois, com a calma recuperada, continuei fazendo. Não recomendo o teste de paciência, mas recomendo a receita, que ficou muito boa. Comi muita manteiga de amendoim com pão!

Bom final de semana para vocês!

4 comentários:

  1. Hm... bem simples de fazer, vou tentar. Faz muuuuuito tempo que não como manteiga de amendoim!

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei que isto era mais dificil... agora só resta saber se pra mim, não será a eternidade... to sem processador em casa... hehehehehehe

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Eu tb amoooo essas manteigas de amendoim que aparecem na tv. E o pior é que nunca provei, mas vi uma marca importada no mercado Bompreço que tem aqui pertinho da minha casa por R$ 6,50, (pote igual da Nutella) e vou comprar assim que eu chegar nos 60kg. Pois é...estou precisando perder dois quilinhos urgente e não cairei nessa tentação antes disso...rsrsrsrsrs
    Amei suas receitas!!!
    Beijossss!!!

    Rachel

    ResponderExcluir
  4. Preciso experimentar isso! Parece ser muito bom, de verdade. Guarde pra mim!

    ResponderExcluir

Compartilhar!