Páginas

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Nem tudo são flores...


...ou cupcakes fofos.


Na minha última empreitada com os famosos bolinhos, vejam só no que deu! Eram pra minha amiga Isabela Sena, do Ateliê La Cruz. :(

A saga:
Coloquei a massa corretamente nas forminhas e numa forma de bolo inglês. Vim para o computador e, pouco depois, minha mãe "Marceeela, e esse cheiro de queimado?". Estranhei, porque não tinha dado tempo de queimar nada, mas corri para ver o forno. QUE DESASTRE! A massa estava crescendo loucamente, não parava de transbordar! A dos cupcakes caiu na forma que eu tinha colocado de suporte, mas a do bolo inglês foi direto pro fundo do forno e virou carvãozinho, daí o cheiro forte. Mas não foi só uma coisinha derramada, foi MUITO bolo!
Tive que dar uma bela limpeza na bagunça, além de ter ficado triste por não poder cumprir o que tinha prometido. No fim, pouquíssima massa sobrou nas forminhas. Vejam só como ficou pouco bolo! Mas não ficou ruim, e foi tudo consumido aqui em casa mesmo. :P

Lições:
1. Cuidado com o fermento!
2. Nem tudo é o que parece. Eu erro muito na cozinha, só posto o que fica bom E minimamente bonitinho. :P Então tentem! Todo mundo pode cozinhar, minha gente. Essa receita mesmo eu já tinha feito várias vezes e nunca tinha dado errado.


Uma boa sexta-feira pra vocês e até a próxima!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mais colheres!



Oi, gente!

Um post extra e rápido, só pra mostrar pra vocês o presente que ganhei da Ma, do Colacorelinha. Imaginem qual não foi a minha surpresa ao ver
que tinha ganho um sorteio! Nunca ganho nada, hahaha.
O presente gracinha é esse kit com quatro colheres de chá lindinhas com detalhes fofos. Quem quiser, tem no site da Villa Pano, que também tem vários outros produtos legais (não só para cozinha).

Elas vão se juntar à colher que ganhei da Rubia e falei sobre aqui! Vejam o detalhe da colher-bule (a minha preferida. *-*):


Obrigada, Ma!

domingo, 3 de abril de 2011

Pão de Mel





Gostaria de começar o post explicando a falta de posts. Eu já havia comentado há algumas semanas que ia tentar fazer uma receita por semana, mas até isso está ficando complicado. Sempre tem um imprevisto! O desse final de semana foi uma crise de enxaqueca. Como sou nova nessa vida de dor de cabeça forte e constante, fui parar de novo no hospital (tinha acontecido há 20 dias) e tive que fazer até tomografia pra ver se tava tudo certo. Mas, sem preocupações, agora estou melhor e procurarei um neurologista pra ontem!
Essa receita de pão de mel foi criada pela Lourdes Maria, da comunidade Culinária - Receitas. Existe uma comunidade no orkut só para esse pão de mel! É maravilhoso. Faço muitas vezes, e sempre coloco uma calda diferente. Não tem nada que não combine! Fiz algumas poucas adaptações, de acordo com o que tinha em casa, mas não deixou de ficar uma delícia! O perfume na casa é incrível, vale a pena fazer. :)

Dei uma mudada nas cores do blog, perceberam? Preciso de um bom layout.

Pão de mel da Lourdes Maria

Ingredientes:
1 xícara de leite
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 xícara de chocolate em pó
1 xícara de açúcar mascavo
2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de canela
1 colher (chá) de cravo em pó (não usei!)
1/2 xícara de mel

Modo de fazer:
1. Aqueça o leite até ferver. Desligue o fogo e reserve.
2. Misture os ingredientes secos em uma tigela, passando tudo pela peneira. O açúcar mascavo costuma formar torrões. Desmanche-os.
3. Misture o leite e o mel aos outros ingredientes.
4. Unte uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º. Nos primeiros dez minutos, diminua para 160º e, em seguida, volte para 180º.
5. Assa bem rápido, cerca de 25 minutos. Use um palito para verificar, é só furar o pão e ver se sai seco.

Há como fazer em forminhas próprias para pão de mel, mas nunca fiz assim. :P

Calda:
1/2 caixa de creme de leite
1/2 caixa de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó

Modo de fazer:
Leve o leite condensado com o chocolate ao fogo até ferver. Desligue, espere amornar e misture o creme de leite. Coloque sobre o pão de mel já morno ou frio. Acabei achando que ficou muita calda, reparem na foto como ficou quase caindo do prato!

É muito rápido de fazer, gente! Essa eu recomendo MUITO!
Até a próxima!