Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mini Chocottones Trufados

O Natal é, para mim, uma ocasião para estar com a família e para demonstrar meu carinho por todos. É a data na qual eu tenho certeza que vou matar a saudade de muita gente. Não desconsidero as questões religiosas que deram origem à data, mas gosto mais da parte do carinho familiar. Tendo isso em mente, eu gosto de fazer presentinhos pras pessoas todo santo ano. O problema é que minha família é enorme, e aí eu tenho que escolher certos grupos pra presentear. Geralmente escolho as crianças, porque sempre tenho a impressão que elas ficam mais felizes e aproveitam mais essa história toda de Papai Noel.



Foi assim que, em 2009, fiz esses mini chocotones com recheio de trufa de chocolate ao leite pra distribuir. No ano passado eu postei como fazer o chocotone trufado aqui, e é basicamente a mesma coisa. A diferença é que assim as crianças gostam mais, fica aquela sensação de coisa feita especialmente pra elas - o que não deixa de ser verdade, muito pelo contrário.

Eu encomendei os chocotones na padaria perto do local onde eu trabalhava, mas já vi assim em vários lugares. Fiz 16 naquele ano, além de 2 no tamanho tradicional. Fez sucesso! Ano passado recebi encomendas e já tenho para esse ano também.

Mini chocotones trufados


Ingredientes:

16 Mini chocotones
500g de chocolate ao leite (nobre)
1 caixa de creme de leite
1 dose de conhaque (recomendo não colocar no caso de fazer para crianças)
Nozes, damascos, cerejas e confeitos. (Eu só fiz com bolinhas nesse primeiro ano, depois comecei a incrementar com essas coisas)

Modo de fazer:
1. Retire a "tampa" do chocotones e retire o miolo de todos eles, com cuidado para não cortar o fundo.




2. Derreta o chocolate, reserve um pouco e misture o creme de leite e o conhaque no restante.
3. Quando essa mistura estiver fria, preencha os buraquinhos com a trufa.



4. Passe chocolate derretido em cima da trufa para grudar a tampinha de volta. Para isso, é bom saber qual tampa é de qual chocotone! Leve à geladeira rapidamente para firmar o chocolate (a geladeira não é obrigatória, mas como sempre está muito quente, eu prefiro).
5. Decore como preferir. Esses estão com confeitos de açúcar e aquela caldinha feita com glaçúcar e um pouquinho de água.



Dicas:
1. Frutas cristalizadas, nozes e afins são bem legais para adultos, mas crianças preferem confeitos coloridos e aquelas bolinhas crocantes cobertas com chocolate. Pensem no público de vocês!
2. Depois de prontos, apenas coloquei em saquinhos e amarrei com fitinhas. Simples assim. (:




O bom é que dá pra variar bastante nessa parte da decoração. Eu não gosto de deixar a "emenda" aparecendo, mas nesse ano eu fiz muitos e a grana estava apertada, então foi desse jeito mesmo. Eu sugiro cobrir com chocolate! Usem a criatividade e os chocotones ficarão bem bonitinhos.

Alguém aí já fez assim?

sábado, 19 de novembro de 2011

Torradinhas com Páprica e pequenas alegrias

Todo mundo que gosta de cozinhar sabe o valor de ter bons ingredientes. Já comentei por aqui que meu pai costuma plantar muitas frutas na fazenda, e recentemente tem uma horta que não pára de crescer e dar coisas boas, com o diferencial de ser tudo orgânico (e, consequentemente, mais saboroso). Então imaginem a minha felicidade ao receber meu pai em casa com esses presentinhos:



Aí tem jabuticaba, ovos caipiras, mostarda, couve, alface, moranga, salsinha, manjericão, cebolas (as melhores do mundo, juro), alho-poró e as três coisas que peguei pra minha vó: chuchu, jiló e mamão verde (ela e uma outra vó gostam de fazer alguma receita com isso, mas não sei o que é).

O alho-poró foi a melhor surpresa. Meu pai chegou aqui sem saber o que era, só pra eu ver antes de ser jogado fora. Achou que era uma cebola que deu errado, que não pegou. A parte de cima, de fato, é igual cebolinha, só que gigantesca! E ele ainda disse que tinha mandado o moço que trabalha na fazenda arrancar tudo, achando que essa cebola estranha poderia virar uma praga. Na hora que ele me contou e me mostrou o vegetal, levei um susto. "Pai, isso é alho-poró!!! Não deixe jogarem fora, cê tá doido?!" Pois é, salvei um canteiro de alho-poró e estou extremamente feliz por isso. Fora que também terei alho-poró de graça a partir de agora! Rá! Aceito sugestões para uso de todas essas coisas em receitas maravilhosas.

Agora eu tenho uma sugestão muito prática pra sair da mesmice do lanche da tarde. Tinha um pão sobrando e eu estava achando meio sem graça comer do mesmo jeito de sempre... Cortei ele em cubos e coloquei numa frigideira com bastante azeite e uma colherzinha de páprica picante. Fui mexendo os pedaços com uma colher até ficarem levemente torrados. Coloquei numa vasilhinha e coloquei dois tipos de mostarda numa outra.



No dia seguinte fiz a mesma coisa, mas com cubos menores e acrescentando orégano e parmesão ralado. Não precisa de talento, gente, só de cinco minutos e criatividade pra usar o que tem.

Uma das minhas mostardas era uma escura da marca Cepêra que eu adoro. A outra é essa temperada com ervas finas, que comprei por sugestão de um amigo e virou minha nova paixão:



Recomendo fortemente.

Eu tinha prometido mais uma receita de Natal, mas deixo pro próximo post. :) É uma sugestão pra fazer em casa ou dar como lembrancinha. Conto meu caso com essa receita dentro de alguns dias. Até lá!

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Linguicinha Acebolada com Mel



Foi amor à primeira vista. Quando vi essa receita no Simples Assim, salvei e não via a hora de fazer. Não vou me alongar muito pra vocês verem logo a receita, e minha dica é: FAÇAM. Hahahaha; O sabor é maravilhoso e meio diferente.

Como eu gosto de fazer as receitas usando o que tenho em casa, a receita original sofreu algumas mudanças, mas vocês podem consultar como era aqui. Eu fiz pouca, mas vocês podem ir adaptando com o que possuem também.

Linguicinha acebolada com mel

Ingredientes:
1 linguiça fina de frango
1/2 cebola pequena
2 colheres (sopa) de molho inglês (a receita original usa shoyu)
1 colher (sopa) de mel
1 colher (café) de páprica picante

Modo de fazer:
1. Frite a linguiça, cortada em rodelas.
2. Misture a cebola, também em rodelas, e deixe na panela até murchar.
3. Misture o restante dos ingredientes e mexa mais um pouco pra agregar tudo.

Dica:
1. A Lylia, do Simples Assim, recomenda pra acompanhar uma cervejinha. Final de semana tá aí, gente. :)

No próximo post, provavelmente tem mais uma receita pro Natal!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Castanha Portuguesa



Hoje darei início às receitas para o Natal! Vou começar com coisas que fiz ano passado e acabei não colocando aqui, e depois tento fazer algumas coisas novas. Fiquem à vontade para fazer sugestões!

Pra começar, a castanha portuguesa. Não sei se é tradição pra todo mundo, mas não falta no Natal de minha casa. Minha vó sempre faz ao longo de dezembro e janeiro, compra muitos quilos. Eu gostava bastante quando pequena, depois passei a não gostar... Agora eu gosto de novo! O preparo é bem simples, igual ao do pinhão. E também é dessas coisas que você começa a comer e só para quando acabam. Eu prefiro quentinha, mas depois que esfria ainda fica boa.

Castanha Portuguesa

Ingredientes:
1/2 quilo de castanha portuguesa
Sal à gosto (1 colher de chá, 1/2 colher de sobremesa, uma quantidade assim)

Modo de fazer:
1. Corte um pedacinho pequeno da pontinha de cada castanha, para que o sal pegue.
2. Coloque em uma panela de pressão, cubra com água e coloque o sal.
3. Quando pegar pressão, deixe por cerca de 20 minutos.
4. Descasque e sirva-se!

Essa eu recomendo bastante, mas deixo pra minha vó fazer. Tradições devem ser respeitadas, haha. E, confesso, ainda tenho medo de panela de pressão!

Se alguém conhece alguma receita que leve essas castanhas, por favor, indique nos comentários!

Façam para esse Natal e sejam felizes. :)

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Creme de Papaia com Cassis



É impossível falar de minhas idas à fazenda na infância sem lembrar do creme de papaia com cassis feito por meu pai. Na verdade, nem é necessário pensar apenas na infância. É a receita de sempre. Quase todas as vezes que nos reunimos na fazenda, meu pai nos faz essa sobremesa maravilhosa e super simples. Geralmente já estamos muito satisfeitos depois do almoço, que sempre é maravilhoso, mas sempre enchemos o potinho de creme, depois repetimos, no fim pegamos mais um pouquinho... Aí acaba, mas, se desse, certamente repetiríamos de novo, ainda que ninguém esteja aguentando mais nada!

É uma tradição. Ontem fizemos de novo, e eu resolvi que seria bom compartilhar isso com vocês. Todo mundo merece uma receita assim: simples, gostosa, refrescante. :) E, apesar de ser simples assim, eu considero uma dessas "receitas de família". Façam e me digam o resultado!

Creme de Papaia com Cassis

Ingredientes:
1 pote de sorvete de creme
2 unidades de mamão papaia grandes
Licor de cassis a gosto

Modo de fazer:
1. Descasque e tire as sementes do mamão e coloque num liquidificador. Bata até ficar homogêneo.
2. Vá colocando o sorvete aos poucos e continue batendo até que, no fim, tenha um creme homogêneo.
3. Sirva em potinhos e coloque um fio de licor por cima.

Na foto eu coloquei um biscoitinho que estava dando mole na hora da foto, mas geralmente não como com mais nada.

Façam e não vão se arrepender. Meu próximo post já vai ser uma dica pro Natal. :)

sábado, 12 de novembro de 2011

Brigadeiro de Morango com Doce de Leite



Eu amo morangos. E todas essas frutinhas conhecidas como "frutas vermelhas", mas aqui no Brasil o morango é mais comum e mais barato, então eu consumo muitas vezes mais. Esse ano, quando começaram a ficar mais caros e menos bonitos, comprei logo três caixinhas e congelei. Uma pra fazer geleia, outra pra sorvete e outra pra fazer o que desse na telha. A primeira oportunidade de usar meus morangos aconteceu hoje, e foi justamente a opção "o que der na telha". Resolvi fazer esse doce do mesmo jeito que faço brigadeiro, e ficou surpreendentemente (mentira, eu já esperava) bom.


Sobre esse monte de dias sem postar, estou a duas semanas das férias (finalmente!), então está tudo uma loucura. E eu ainda resolvi tirar uma folguinha de uma semana em Porto Alegre, talvez faça um pequeno post sobre isso num futuro próximo. E, por falar em futuro próximo, dentro de poucos dias começarei com sugestões de Natal! :)

Brigadeiro de Morango

Ingredientes:
1/2 caixa de morangos
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga

Modo de fazer:
1. Lave bem os morangos e esmague-os bem com um garfo. Deixe escorrer para evitar que soltem muita água.
2. Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso e acrescente o leite condensado.
3. Quando começar a engrossar, adicione os morangos e mexa até engrossar um pouco mais e soltar do fundo da panela. Atenção: não fica do mesmo jeito que o brigadeiro, não consegui deixar no ponto de enrolar. É mais molinho!

Dica:
1. Como eu sou uma pessoa muito light, coloquei doce de leite no fundo do cálice, depois preenchi com o brigadeiro e terminei com as gotinhas de chocolate. Ficou simpático e gostoso, mas é bem doce e certamente muito calórico! Hahaha;

Estou extremamente ansiosa para a chegada desse final de semana. Vou com todos os meus irmãos para a fazenda, e isso significa muita fofoca e matar a saudade dos pequenos.

Até a próxima!