Páginas

segunda-feira, 25 de março de 2013

Torta de Tomate aos Três Queijos (Segunda Sem Carne)


Esse negócio de não comer carne é bem complicado para uma fã de um belo bife como eu. Mas, bom, um pouco de altruísmo não faz mal a ninguém, e é bom estar envolvida com a campanha. Pra quem tiver interesse na Segunda Sem Carne, eu recomendo a página do Facebook e o site da campanha. Uma coisa que mais gosto nisso é a campanha ser encabeçada por Paul McCartney, meu grande ídolo (que vem pra BH em maio, e prometeram pra hoje notícias sobre os ingressos!)! Bom, a grande vantagem de não comer carne por um dia é que eu não preciso exatamente ficar procurando coisas que a substituam, como bife de soja e essas coisas. É só não colocar nada com carne no prato em nenhuma refeição e pronto. 

Essa receita é inspirada nessa aqui, do blog maravilhoso Technicolor Kitchen.

Torta de tomate aos três queijos

Ingredientes:
1 e 1/4 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de sal
1/2 xícara de manteiga sem sal em cubinhos
40ml de água
1 cabeça de alho
2 colheres (sopa) de azeite
2 tomates
1/3 de xícara de queijo gorgonzola ralado
1/3 de xícara de queijo minas ralado
1/3 de xícara de queijo muçarela ralado
Raminhos de manjericão

Modo de fazer:
1. Misture o sal e a farinha, e depois a manteiga, até virar uma farofa grossa. Coloque a água com um fio e vá misturando, até que fique parecendo massinha de modelar, sem grudar os dedos. Se necessário, coloque mais um pouquinho de água. Você pode fazer essa massa no processador.
2. Embrulhe a massa em filme plástico e coloque na geladeira  por pelo menos uma hora. Pode deixar de um dia pro outro!
3. Em um pedaço de papel alumínio, coloque a cabeça de alho inteira, o azeite, e feche bem, como se fosse um pacotinho. Leve ao forno por cerca de 45 minutos, ou até o alho amolecer. Tire do forno e reserve.
4. Abra a massa e coloque em uma forma untada de bolo inglês. Fure a massa com um garfo e leve ao congelador por 40 minutos.
5. Pré-aqueça o forno a 220º. Retire o alho do papel alumínio, reserve o azeite. Tire o alho de dentro da casca, coloque todo em um prato e amasse com um garfo. Retire a massa do congelador e espalhe o alho sobre ela. Coloque por cima o gorgonzola, depois uma camada de fatias de tomate levemente temperadas com sal. Coloque o queijo minas, e mais uma camada de tomate. Para finalizar, coloque a muçarela e os raminhos de manjericão, e regue com o azeite aromatizado que você reservou do papel alumínio. 
6. Leve para assar por 35 a 40 minutos, e sirva quando estiver morno.

Dica:
1. O queijo gorgonzola tem sabor muito forte. Se você não gosta, pode substituir por outro queijo que derreta bem, sem ser a muçarela, que solta muita gordura.

Boa semana a todos!

3 comentários:

  1. Que delícia, Cela! Eu também gosto muito do Technicolor Kitchen. Essa torta parece mesmo ótima!

    Beijos

    Talita

    ResponderExcluir
  2. adorei, tbm to tentando me livrar da carne...
    Ah eu tenho uma marca de coisas estilosas para a cozinha, chamada Phant.
    www.phant.com.br

    ResponderExcluir
  3. Cela, que delícia!
    Fico contente que você é adepta da segunda sem carne. Essa torta está uma delícia, com um aspecto super apetitoso mesmo.
    Parabéns pelo blog bacana.
    Grande beijo!

    ResponderExcluir

Compartilhar!