Lembro-me muito bem do dia em que disse para o meu pai que sabia fazer suspiros, era só ter açúcar e claras. Ele, que sempre gostou de cozinhar (meu maior exemplo na "área"), me incentivou a tentar. Eu devia ter uns 11 anos. Também lembro-me muito bem daquelas borrachas achatadas que saíram do forno. Que decepção! Cadê os suspiros que nem os da padaria? Bom, pelo menos o sabor era uma beleza...
Muitos anos depois, lá fui eu tentar de novo fazer essa coisa maravilhosa. Sou viciada em suspiros e achei esse post no Saboreando a Vida (recomendo!) que definia muito bem minhas frustrações. Eu não era a única pessoa a falhar com suspiros! Resolvi que ia tentar, só faltava comprar o açúcar de confeiteiro. O meu tinha acabado há séculos, quando minha vó achou que era açúcar comum e tacou no açucareiro pra adoçar café.
Testei e... SUCESSO! :D E, de quebra, aprendi a dar valor às pessoas que trabalham com confeitaria, porque olha, depois de DUZENTOS suspirinhos (sim, rendeu isso tudo!), eu não aguentava mais ver aquele bico de confeitar.
A consistência ficou ótima, mas resolvi colorir metade de lilás e fiquei com a impressão que deu diferença no gosto... Vou levar amanhã pra faculdade e descobrir a opinião das pessoas. :P
Antes da receita, gostaria de mostrar dois presentinhos que ganhei recentemente. O primeiro é um conjunto de colheres que ganhei do meu amigo e ex-professor Fernando Santana. São excelentes pra medir, gente! Tem até a colher de "1 pitada"! Puro amor, dá até dó de usar!
O segundo foi um saquinho de chá que ganhei de dois delegados meus em um modelo, simulando a Liga das Nações. A dupla representava o Reino Unido e levava chá em todas as sessões. Gracinhas!
Agora... à receita!
Suspiros
Ingredientes:
4 claras
2 e 1/2 xícaras de açúcar de confeiteiro
Suco de meio limão
Modo de fazer:
1. Unte e enfarinhe um tabuleiro grande (rende bastante!) ou forre com papel manteiga.
2. Ligue o forno em uma temperatura baixa (100ºC) e deixe uma colher de pau na porta para manter uma abertura (a temperatura mínima indicada do meu forno é 160ºC e eu não tenho termômetro. Deixei a colher o tempo todo!).
3. Bata as claras até que espume e vá acrescentando o açúcar bem devagar, em pequenas porções.
4. Quando estiver densa, brilhante e formando picos firmes ao levantar o batedor, coloque no saco de confeitar e vá fazendo as bolinhas. Atenção: essa parte é chata, haha. Fiz miniaturas, então foram 200 bolinhas, como eu disse.
5. Deixe no forno bem baixo até assar e ficar sequinho por dentro. Mas pode ir tomar banho, ver jornal, fazer outra receita... Demora! Os meus ficaram mais de 1h30 no forno, mas é normal.
6. Retire do forno e parta para a alegria!
Dicas:
1. Dá pra colorir! Eu tingi uma parte de lilás, mas achei que a cor ficou feia. Recomendo rosa, sempre fica legal.
2. Amanhã isso vai virar um merengue de morangos. Aguardem!
3. Coloquem gotinhas de chocolate no tabuleiro e façam o suspiro por cima. É bem simples e o chocolate dá um toque legal. Infelizmente, não lembro onde vi essa ideia, só lembro que foi nos últimos dias... Fica assim, ó:
(Atualização! vi a ideia do chocolate aqui! Um dos meus blogs preferidos. Obrigada por me lembrarem! :P)
Tenham uma ótima semana. :)