Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Bolo de Sorvete


Pense numa receita fácil. Essa é mais fácil ainda. E o bom é que é daquelas coisas que parecem ter dado um suuuper trabalho, todo mundo te elogia, e na verdade tudo que você não teve foi trabalho. 

A receita é da Nigella, mas eu peguei no Pitadinha.

Bolo de Sorvete

Ingredientes:
1 pote de sorvete de creme
1 barra de chocolate amargo
2 pacotes de biscoito recheado de chocolate (usei Negresco)

Modo de fazer:
1. Deixe o sorvete derreter. Todo, sem dó.
2. Quebre bem o biscoito e o chocolate. Pode quebrar com a mão mesmo, mas eu usei um martelinho.
3. Reserve um pouco da mistura de biscoito e chocolate para cobrir o bolo, e misture o restante com o sorvete.
4. Forre uma forma sem fundo com papel filme. Você vai precisar forrar o fundo e as laterais.
5. Coloque a mistura sobre o papel filme, cubra com mais papel filme e leve ao congelador até que fique bem firme. Depois é só desenformar e servir! Não deixe muito tempo fora do seu freezer, ou então o sorvete vai derreter de novo e o bolo vai perder a forma.

Dica:
1. Já pensou no tanto que essa receita é adaptável? Você pode colocar outras coisas no lugar desses ingredientes, como frutas secas, castanhas e o que a criatividade deixar.
2. Eu esqueci de separar biscoito e chocolate, então cobri só com chocoball mesmo (mas nem achei ruim ter esquecido, adoro essas bolinhas crocantes!).



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Purê de Batata com Molho de Tomate (Segunda Sem Carne)



O Oscar é uma coisa que me chama a atenção desde criança, quando ainda não via os filmes, mas achava tudo muito legal. Acho que a graça, naquela época, era por ver aquelas pessoas muito bem arrumadas, a empolgação daqueles que ganhavam estatuetas, não sei ao certo. Hoje a minha realidade com filmes é outra. Vejo tudo que consigo e sempre acabo tendo meus preferidos (é tão difícil escolher um preferido só!). Com isso, quero apenas dizer que gostei muito da cerimônia de ontem, e também dos vencedores. É claro que o Oscar sempre tem surpresas, isso é compreensível. Mas, gente, tô quase indo pra Hollywood tomar aquela estatueta da Jennifer Lawrence pra entregar pra Emmanuelle Riva. Não dá pra agradar a todos em todos os prêmios, certo? 

Bom, alegrias e decepções com o Oscar à parte, purê de batata é uma coisa muito fácil de fazer e quebra um galho danado pra não ficar na mesmice. E molho de tomate feito em casa também é uma maravilha, dá até pra fazer bastante e guardar na geladeira, depois é só usar num macarrão, lasanha, ou qualquer outra coisa. 

Purê de Batata com Molho de Tomate

Ingredientes:
1kg de batata
1 xícara (chá) de leite
Sal e noz moscada a gosto
Fondor
Queijo minas a gosto
1 kg de tomate 
3 dentes de alho
1 cebola
5 colheres (sopa) de azeite
1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão

Modo de fazer:
1. Corte as batatas e coloque pra cozinhar com um pouco de sal.
2. Depois de cozidas, passe as batatas num espremedor e reserve. 
3. Corte os tomates em quatro pedaços e tire as sementes. Coloque em uma panela com o azeite, o alho e a cebola picados. 
4. Quando o tomate estiver bem mole, bata tudo que estiver na panela no liquidificador. Você deve bater bem rápido pro molho não ficar lisinho, a não ser que você prefira assim. Eu deixei uns pedacinhos bem pequenos. 
5. Volte o molho pra panela e acerte o sal. Se quiser, também pode ralar um pouco de noz moscada. Junte o manjericão e deixe ferver pra secar um pouco, e enquanto isso volte para as batatas.
6. Coloque as batatas e o leite em uma panela, tempere com sal, Fondor e noz moscada e deixe cozinhar. Quando estiver pronto, coloque uns quadradinhos pequenos de queijo e dê uma mexida.
7. Coloque o purê em uma forma e depois é só colocar o molho por cima.

Dica:
1. Ao invés de colocar o queijo diretamente no purê, talvez também fique bom colocando fatias de muçarela sobre ele, e depois coloque o molho fervendo por cima.


Deixa eu ser um pouco aleatória. Não é só de cozinha que eu vivo nos momentos livres. Gosto também de fazer uma coisa ou outra com papel (nada muito complicado, muito pelo contrário), algumas bijuterias e umas outras coisinhas. Fiz esse cartão pra parabenizar uma amiga pelo aniversário, achei tão bonitinho que resolvi postar aqui:


Boa semana!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Novidades no blog

Pensem em uma pessoa que não entende absolutamente nada sobre HTML ou qualquer outra coisa pra se mexer num blog/site. Essa pessoa sou eu. Isso, no entanto, não me impede de querer que o Cela em casa esteja sempre melhorando, então fui me virando e consegui colocar umas coisas novas para vocês, e espero que elas representem melhorias para esse meu querido blog. 

Primeiramente, na coluna à direita, vocês poderão agora ver um "Sobre mim". Ele não diz praticamente nada sobre mim, na verdade, mas eu gostei de colocar alguma informação para os leitores que passam aqui rapidamente, que poderão bater o olho ali e ler rapidinho. 

Embaixo, vocês podem conferir os posts mais acessados da semana. Acho difícil esse Sorvete Caseiro sair do topo da lista, porque ele é o post mais visitado do blog e tem sempre muita gente lendo! 

Em terceiro lugar, um box que permite que vocês curtam a página do blog no Facebook. A página sempre avisa sobre os posts novos e fala também sobre algumas postagens mais antigas, para que não fiquem esquecidas.

A última mudança significativa é uma nova página, Contato, para aqueles que preferem mandar um recado direto a comentar nos posts. Além disso, é um espaço no qual espero atrair, principalmente, sugestões para o blog. 

A largura do blog também mudou, e como o banner era feito sob medida, agora fiquei sem ele. Lá em cima eu já disse que não sei mexer com essas coisas, mas prometo tentar fazer alguma coisa pra não deixar assim, só com uma cor. 

Espero que todos aprovem as novas alterações e que possam aproveitar esse blog melhor!

Amanhã tem receita nova, não percam! 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Maionese Verde


Vejam só, estou mesmo conseguindo aumentar o ritmo das postagens! Será que consigo manter? Hoje dei uma analisada nas receitas que tenho salvas aqui para fazer, páginas de outros blogs. É uma lista assustadora, muito grande. Fui deletando um monte de coisas nas quais perdi o interesse, e o trem ainda tá grande. E nisso eu não tô contando os livros de receita, que tenho ganhado aos montes de amigos e parentes. Já tenho uma coleçãozinha! A receita de hoje eu tirei da minha listona de receitas de posts, que tô fazendo de tudo pra diminuir. Essa é mais uma do Panelaterapia (se você ainda não clicou nos meus links do Panelaterapia, clique. Sério.)!

E por falar em presentes, essa panelinha vermelha eu ganhei no meu aniversário, da amiga Nina, e desde então estava procurando um jeito legal de usar. Esse jeito eu achei ótimo, ficou bem bonitinho pra servir. Obrigada, Nina!

Maionese Verde

Ingredientes:
1 pão francês amanhecido e sem casca (não é pra tirar o miolo e usar só isso. Na próxima foto dá pra ver bem como a casca sai fininha com o pão velho!)
150ml de leite 
1 colher (café) rasa de sal
1/2 colher (café) de alho amassado ou picadinho
150ml de óleo
1/2 xícara de cebolinha picada
1 colher (chá) de mostarda

Modo de fazer:
1. Coloque no liquidificador o pão picado, o leite, o sal e o alho. Bata bem.
2. Abra a tampinha do liquidificador e, com ele ligado, vá adicionando um fio de óleo bem fino. Enquanto você for batendo, você vai ver que a pasta vai engrossar. 
3. Quando a mistura estiver com uma consistência parecida com maionese, adicione a cebolinha e a mostarda e bata mais uma vez até ficar homogêneo. Está pronto! Conserve na geladeira.


Dicas: 
1. Na receita dizia pra usar uma xícara de cebolinha, mas eu achei o sabor muuuito forte. Metade disso vai ser bem melhor!
2. Eu amo peixe com maionese, e achei esses Empanadinhos de Merluza Gomes da Costa no supermercado e quis experimentar. Não sigam a minha ideia, os empanadinhos são bem ruinzinhos e foi bem decepcionante. Mas são tão bonitinhos que dá até dó falar isso.
3. No post do Panelaterapia vocês podem encontrar outras sugestões de sabor, ao invés desse com cebolinha. Dá pra usar tomate seco, por exemplo. Ou beterraba cozida. É uma pastinha bem versátil! 
4. Além do peixe, eu comi isso bastante com sanduíches. Sabem aquelas "maioneses especiais" dos trailers de sanduíche? Então, essa receita me lembrou muito isso, e eu AMO essas maioneses. Fiz com sanduíche com carne e sem carne. Testem aí, fica bom demais.

Até a próxima!


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Lasanha de Ricota com Espinafre (Segunda Sem Carne)


Olá, queridos! Hoje começo no blog com a minha tentativa de postar semanalmente uma receita para a Segunda Sem Carne. Tem até um marcador novo ali no canto, "Sem Carne", para os leitores vegetarianos. Fazer o marcador me mostrou que eu como muita carne, quase não tem receita ali! 

Bom, espero ajudar em algo virando adepta da Segunda Sem Carne, porque eu como MUITA carne e sei que não conseguiria virar vegetariana. Carne é uma coisa boa demais. Mas parar na segunda já é um avanço, certo? 

Essa receita é mais uma da longa lista de receitas de outros blogs que salvei aqui (postarei receitas dessa lista essa semana inteira!). No caso, peguei essa lasanha no Manga com Pimenta, que é um blog bem bonito e com muitas postagens excelentes. 

Lasanha de Ricota com Espinafre

Ingredientes para o molho branco:
1l de leite
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de manteiga
Sal e noz moscada a gosto

Modo de fazer:
1. Numa panela, derreta a manteiga e junte a farinha. Misture bem e continue misturando por 4 minutos, até cozinhar bem. 
2. Adicione um copo de leite e continue misturando sem parar, até virar uma pasta. 
3. Adicione o restante do leite e continue misturando, em fogo médio, por mais 15 minutos. O molho não vai ficar muito grosso. 
4. Abaixe o fogo e tempere o molho com o sal e a noz moscada. Reserve.

Ingredientes para a lasanha:
Meio pacote de massa de lasanha (melhor se for dessas que podem ir direto ao forno!)
1 maço de espinafre
500g de ricota esmagada com um garfo
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
3 colheres de sopa de azeite
Queijo parmesão ralado a gosto (não usei)
200g de muçarela fatiada



Modo de fazer:
1. Lave bem o espinafre. Separe as folhas dos talos e pique grosseiramente (eu fui rasgando com as mãos). Reserve.
2. Em uma panela, coloque o azeite e, quando estiver bem quente, junte a cebola e o alho para refogar. Quando começar a dourar, junte o espinafre e deixe cozinhar por cerca de 7 minutos.
3. Preaqueça o forno a 180ºC. 
4. Escorra a água da panela, junte a ricota e misture bem. Se quiser, pode temperar com sal e noz moscada também. Eu não temperei, o molho estava bem saboroso.
5. Para montar a lasanha, coloque uma concha de molho no fundo da forma que for usar e espalhe bem. Coloque uma camada de massa, depois o recheio de ricota com espinafre. Espalhe o molho branco por cima e cubra com muçarela. Coloque mais uma camada de massa e repita o processo. Finalize com massa, depois apenas molho branco e o parmesão. 
6. Leve para assar por cerca de 25 a 30 minutos, até que o queijo derreta e doure. 
7. Sirva essa maravilha e seja feliz! 


sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gelatina de Iogurte


A receita de hoje é mais uma das receitas maravilhosas do Pitadinha, que eu salvei logo que foi postada e só hoje fui fazer! É que eu salvo TANTA receita que acho que nunca vou conseguir fazer todas. Vou aumentar meu ritmo pra fazer o que salvei e diminuir meu espírito inventivo por enquanto, só pra ver se encolho essa lista um tiquinho. 


E dá até vergonha de falar que demorei tanto pra fazer essa receita, porque ela é incrivelmente fácil. E, no fim, fica leve e deliciosa. Além disso, dá pra fazer com gelatinas de outros sabores, gelatina diet, ou então colocar uma calda de frutas por cima e deixar ela mais calórica (e gostosa!).

Gelatina de Iogurte

Ingredientes: 
1 pacote de gelatina (usei de maracujá)
1/2 xícara (chá) de água 
2 potinhos de iogurte natural desnatado

Modo de fazer:
1. Ferva a água (é só essa quantidade mesmo!) e misture o pó da gelatina até derreter todo.
2. Junte o iogurte imediatamente e misture até ficar homogêneo. Pra facilitar, bati com o meu mixerzinho de mão, que mostrei no post do Bolo de Fubá na Caneca
3. Leve à geladeira para endurecer. Fica firme bem rápido! 


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Limonada Rosa (Pink Lemonade)


Acabou o carnaval, começou o ano, e cá estou eu com mais uma receita bem fácil e gostosa. Quem frequenta blogs gringos já deve ter visto muitas vezes a receita de Pink Lemonade, principalmente em posts de festas. O gosto é bem refrescante, gosto de limonada mesmo. :P O legal é mais a cor mesmo, porque é diferente e chama a atenção. Aqui em casa fez bastante sucesso com meus primos pequenos!

Mais uma coisinha antes da receita: aconteceu uma coisa sensacional nesse meu último sumiço. FORMEI! Agora sou oficialmente graduada em Relações Internacionais pela PUC Minas, deu tudo certo e eu tô muito feliz. Agora sim, receita:

Limonada Rosa

Ingredientes:
Suco de 2 limões sicilianos (usei o taiti)
2l de água
1 copo de suco de cranberry 
1/2 copo de açúcar

Modo de fazer: 
1. Em uma panela, com fogo baixo, misture a água e o açúcar até que o açúcar derreta todo. Leve para gelar.
2. Quando a água adoçada estiver gelada, misture os outros ingredientes. Sirva com rodelas de limão e gelo.

Dicas:
1. O limão-taiti faz a limonada ficar com um tom um pouco mais escuro, como a minha. Para aquele tom mais claro, use o siciliano mesmo.
2. Outra coisa que deixou a minha limonada mais escura foi ter deixado o açúcar com a água muito tempo no fogo. Pela quantidade de água, não chegou nem perto de virar calda, mas já começou a escurecer! Caso prefira, pode colocar mais açúcar na receita. 

Compartilhar!