Páginas

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Thali em Casa - Brownie Marmorizado com Doce de Leite


Lembram da Thali? Ela já passou no blog há um tempo com o Sorvete Frito (clique aqui para ver o post). Eu tinha passado a receita pra ela e achei legal colocar aqui. Agora ela fez uma receita com um ingrediente que foi presente meu, e achei que merece essa segunda passagem no blog. :)

"Oi gente! Aqui é a Thali (de novo). A Cela já abriu espaço para eu invadir o blog uma vez, e estou voltando com mais uma receita bem delícia! Dessa vez usei um ingrediente que ganhei da própria Cela ao recebê-la em Curitiba, um maravilhoso pote de doce de leite de Viçosa. 

Eu já conhecia essa receita mas sempre usava doces de leite comuns, aí quando ganhei um original de Minas, tive que fazer de novo esse brownie que eu amo <3

Brownie Marmorizado com Doce de Leite

Ingredientes: 
8 colheres de sopa  (115g) de manteiga

170g de chocolate meio amargo picado
1/4 de xícara  (25g) de cacau em pó 
3 ovos grandes
1 xícara (200g) de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 xícara de doce de leite


Modo de fazer:
1. Preaqueça o forno a 180 graus e unte uma forma pequena/média com manteiga.
2. Derreta a manteiga em uma panelinha, em fogo baixo, sem deixar ferver, e junte o chocolate picado, misturando até derreter tudo.
3. Tire do fogo e junte o cacau em pó. Misture bem. Junte os ovos um a um, seguidos do açúcar, da baunilha e da farinha, misturando bem após cada adição.

4. Despeje metade da massa na forma untada, bem uniforme. Com uma colher, passe metade da xícara do doce de leite por cima da massa, misturando com cuidado, num efeito marmorizado.



5. Cubra com o restante da massa e repita com o restante do doce de leite.


6. Asse por mais ou menos 40 minutos, em 180 graus.


O brownie está pronto quando formar uma casquinha brilhante e estiver ligeiramente firme no centro. Para testar, espete um palito no centro, se ele sair com facilidade e mais ou menos limpo, é porque está no ponto.
7. Corte como desejar e está pronto!

Dica:
Colocar uma bola de sorvete por cima!

É isso, obrigada à Cela por deixar eu invadir aqui de novo e pelo doce de leite que deixou o brownie mais delicioso ainda!

Bjs,

Thali"

Eu que te agradeço por ter me recebido tão bem, meu bem! <3 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bolo Dois Brigadeiros


Olha, esse bolo é de judiar. Não sei por que ainda não tinha colocado ele aqui. Já fiz essa montagem várias vezes, até mesmo sob encomenda, e sempre é muito elogiado! E a receita dele já foi quase toda postada aqui, mas separada. Vejam só:

Bolo Dois Brigadeiros

Ingredientes:
1 bolo simples (usei a massa do Bolo Formigueiro, mas sem os confeitos. Você pode encontrar a receita clicando aqui)
1 receita de brigadeiro (clique aqui)
1 receita de brigadeiro branco (faço a mesma receita do preto, mas sem o chocolate em pó!)
2 caixas de morangos 
2 barras de chocolate meio amargo
2 latas de creme de leite (sem soro)
Meia xícara de leite condensado
Meia xícara de creme de leite
Meia xícara de leite

Modo de fazer:
1. Com uma faca grande, fio dental, ou da maneira que preferir, corte o bolo em três discos. 
2. Em uma tigelinha, misture a meia xícara de leite condensado, meia xícara de creme de leite e meia xícara de leite. Reserve.
2. Na forma que você assou o bolo, já lavada e seca, coloque um disco do bolo. Regue com a mistura feita no passo 2, para ficar bem molhadinho. 
3. Cubra com morangos picados e, por cima, coloque o brigadeiro branco. Espalhe bem para cobrir todo o disco de bolo. Coloque mais um disco de bolo por cima, regue com a mistura e coloque por cima o brigadeiro preto. Espalhe bem.
4. Coloque o último disco de bolo e regue mais uma vez. O bolo agora já está montado dentro da forma. Cubra com papel filme e deixe na geladeira de um dia para o outro.
5. Desenforme o bolo na vasilha que for servir. Derreta o chocolate meio amargo e misture com as duas latas de creme de leite. Jogue a mistura por cima do bolo. Decore da forma que achar melhor! Esse foi feito com morangos inteiros
6. Leve à geladeira até a hora de servir!

Esse bolo foi feito pra festa surpresa da amiga Jubu, que veio de SP para mais uma visita à sua futura cidade, que é BH. Só falta ela ver que o futuro dela é aqui mesmo com a gente. Vem, Ju! <3

(E a parte de desenformar e decorar o bolo ficou por conta do Yama dessa vez!)



(As fotos desse post são todas de celular, por isso estão com qualidade baixa!)

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tomates Recheados com Creme de Ricota (Segunda Sem Carne)



Comecinho da semana, comecinho de mês... Merece coisa boa! Eu comecei com um final de semana maravilhoso, com direito a todos os meus irmãos, papai, a boadrasta, dois primos amados e as duas primas que entraram pra família trazidas por eles. Foi tão gostoso que até enfrentei meu medo/trauma e, depois de dez anos, consegui andar a cavalo. Foram 5 minutos só, mas juro que pareceu uma eternidade! 

Agora, sobre a receita. Geeeente do céu, fiquei impressionada! Pra quem quiser fazer, dá pra comer em qualquer hora: almoço, jantar, lanche. Pode ser até uma entrada, se não usar tomates muito grandes. Eu fiz um bem grande pra mim, e aí fiquei a noite toda sem comer mais nada. Sem mais tagarelice:

Tomates recheados com creme de ricota

Ingredientes:
Dois tomates maduros (não muito)
4 colheres de creme de ricota (usei da marca Tirolez)
2 rodelas de cebola (da grossura de um dedo)
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de molho shoyu
1/2 xícara (chá) de cubinhos de queijo canastra
Queijo parmesão ralado
Azeite

Modo de fazer:
1. Corte uma tampa de cada tomate e tire o miolo e as sementes. Corte também uma tampinha embaixo, mas para ele parar em pé. Cuidado para não furar!
2. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e depois coloque a cebola e o alho bem picadinhos. Misture o shoyu e mexa até dourar. Reserve.
3. Em uma vasilhinha, misture o creme de ricota e o queijo cortado em cubinhos. 
4. Ao creme de ricota com queijo, misture a cebola e o alho já dourados. Encha os tomates com a mistura e salpique o parmesão por cima.
5. Coloque para assar em temperatura média por cerca de 20 minutos. Sirva imediatamente. 

Dicas:
1. Coloque também manjericão! Ou espinafre passado na manteiga. 

Um bom novembro para todos!

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Bolinhos de Canela


Se tem um ingrediente que gosto muito, esse ingrediente é a canela. E é bem um daqueles casos "ame ou odeie", não é? Tem gente que não pode nem com o cheiro (que eu acho maravilhoso!).

Foi por essa minha paixão por canela (e doce de leite, como boa mineira que sou) que guardei a receita de Mini Cupcakes de Canela com Recheio de Doce de Leite do Cozinha Perfumada assim que vi! Estou até arrependida de ter guardado por tanto tempo. É tão fácil de fazer e TÃO gostosa! Mas eu até entendo quando vejo o tamanho da lista de receitas que tenho aqui. Fora os livros! Só faltou colocar o doce de leite mesmo, mas eu não tinha no dia e estava com preguicinha de comprar.

E, por falar em livros, aguardem um post sobre eles e outras coisinhas mais. Farei isso no fim do mês, ok? :)

Bolinhos de canela

Ingredientes:
75g de manteiga sem sal derretida (usei 3 colheres [sopa] de manteiga com sal)
250g de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1/2 colher (sopa) de canela em pó
Uma pitada de sal
115g de açúcar demerara (usei o comum mesmo)
2 ovos em temperatura ambiente
125ml de leite em temperatura ambiente
1 colher (chá) de extrato de baunilha (não usei)

Modo de fazer:
1. Pré-aqueça o forno a 180°C.
2. Peneire os ingredientes secos em uma vasilha e faça um buraco no meio.
3. Em outra vasilha, misture (pode ser com um fouet) os ovos, o leite, a baunilha e a manteiga.
4. Despeje a mistura no buraco feito com ingredientes secos.
5. Agregue bem os ingredientes. Coloque em forminhas e leve para assar por cerca de 25 minutos.

Dicas:
1. Se for rechear e/ou cobrir, espere o bolinho esfriar completamente!
2. Dá pra comer quentinho que fica muito bom! E com geleias... Comemos aqui com uma de amora caseira que foi comprada pelo meu pai no interior de Minas.

Até a próxima semana! :)

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Patê de Ricota com Ervas (Segunda Sem Carne)


Bom dia, leitores! 

Sempre fico na dúvida do que comer na segunda-feira. Principalmente pra lanches fora de hora durante o dia. No almoço até que é fácil! E, da mesma forma que fico com dúvidas sobre o que eu mesma vou comer, também fico com problemas pra pensar em coisas pra servir para amigos vegetarianos. Fico quebrando a cabeça pra pensar em algo, fuço a internet... Sempre sai algo, no fim das contas.

Esse patê eu fiz no domingo passado, dia 20, para receber umas amigas em casa. Ele serviu para acompanhar pão de queijo e umas torradinhas. Também tinha requeijão e geleia de amora pra acompanhar essas coisas, e assei uns bolinhos de canela (postarei em breve!).

E, por falar nesse encontro, essa foi a ideia que tive com umas amigas para que a gente não deixe de se ver. Tá marcado: todo dia 20 é nosso, e a gente marca algo pra tentar se ver. E o bom é que são amigas das antigas, fomos separadas ao fim da oitava série, quando cada uma foi pra um colégio e só a Thaly ficou comigo no mesmo que ficávamos todas. O primeiro encontro foi aqui em casa, e o segundo ainda está longe para ser marcado. Pra sugerir isso, me inspirei no nhoque de San Genaro que uma das minhas avós faz e se tornou costume na casa da minha madrinha quando se mudou para Brasília. Tem um e outro post sobre isso no blog dela, que vale uma visita: Outras Coisas, Etc e Tal

Patê de ricota com ervas

Ingredientes:
1 pote de creme de ricota (usei da marca Tirolez, com 250g)
2 ramos de alecrim fresco
2 colheres (chá) de orégano
2 ramos de tomilho fresco
Uma pitada de páprica picante
Sal a gosto

Modo de fazer:
1. Lave bem as ervas frescas, desprenda as folhinhas dos galhos e macere bem com duas colheres do creme de ricota. Misture o orégano, o sal e a páprica. 
2. Misture o restante do creme de ricota e leve à geladeira até a hora de servir!

Dicas:
1. O sabor desse patê é bem suave. Você pode acrescentar outros temperos que tiver, como manjericão. 
2. O ideal é fazer um dia antes de servir, de modo que o gosto "pegue" mais. 

Aí as lindas todas de barriga cheia e felizes por estarem juntas: 


Até a próxima!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

3 ANOS DE BLOG! E Rossini!


Feliz aniversário pro blog!  

A foto é do brinde que fiz com minha mãe para comemorar os três anos de Cela em Casa. Não imaginei que duraria tanto! Mas fico (MUITO) feliz. :)

Obrigada a todos que acompanham o blog (mesmo nessa época em que estou mais ausente) e que sempre incentivam a continuidade. 

Eu já tinha visto o tal Rossini pelas andanças na internet. Pra achar o nome de novo, coloquei no Google os ingredientes. "Purê de morango e espumante". Ensino rapidinho como fazer:

Rossini

Ingredientes:
Morangos
Açúcar (opcional)
Espumante ou prosecco

Modo de fazer:
1. Bata bem o morango no processador, até ficar parecendo um purê. Bati uma caixa de morangos no liquidificador com uma colher (sopa) rasa de açúcar. 
2. Encha 1/3 de uma taça de espumante (taça flute ou flûte, aquela compridinha) com o purê e encha o resto com o espumante bem gelado. Coloque o espumante lentamente e sirva imediatamente. 

Cheers!

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pudim de Paçoquinha


Paçoquinha é uma das paixões da minha vida. Planejava fazer um pudim desses para o meu pai e para meu irmão Pedro, que amam amendoim em tudo, mas acabou surgindo uma outra oportunidade: aniversário do vovô, que ama pudim e ama paçoquinha. 


Além dessa, tinha outra sobremesa no almoço, uma espécie de torta de goiabada com queijo, romeu e julieta, que se come quente (e com uma bola de sorvete pra dar um "tchan"!). Pretendo fazer essa em breve e coloco a receita aqui. Como boa mineira, comi até falar chega, o trem é bom mesmo. Bom, mas isso é assunto para outro post, vamos ao pudim! Cheguei nessa receita lendo muitas pela internet, umas com coco, umas sem, umas com leite de coco, umas com 4 ovos, outras com 5... Há várias versões! Combinei com a do pudim de leite condensado que fazemos aqui e o resultado foi muito bom.

Pudim de Paçoquinha

Ingredientes:
220g de paçoquinha (11 unidades)
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite
1 medida da lata de leite de coco
4 ovos
1 xícara de açúcar

Modo de fazer: 
1. Esfarele 6 das paçoquinhas e bata no liquidificador com o leite condensado, o leite, o leite de coco e os ovos. 
2. Pique grosseiramente quatro paçoquinhas. Reserve.
3. Coloque o açúcar em uma panela de fundo grosso e deixe derreter e caramelizar para fazer a calda. Coloque em uma forma de pudim.
4. Misture levemente as paçoquinhas picadas em pedaços grandes na mistura do liquidificador, para que elas não esfarelem. 
5. Despeje a mistura sobre a calda, na forma de pudim, e deixe cozinhar no fogo baixo, em banho maria, por cerca de 20 a 25 minutos. É possível também assar no forno, mas demora mais e o fogo aí deve ser médio.
6. Deixe esfriar, leve à geladeira e desenforme quando estiver gelado. Triture a paçoquinha que sobrou para decorar!

Vovô aprovou o presente:


A paçoquinha batida fica na parte de baixo do pudim, e os pedaços grandes ficam espalhados. Vai um pedaço? :)


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Pavê de Cappuccino



Depois de algum tempo, volto a aparecer aqui com uma receita que fez muito sucesso e acabou bem rápido. Apesar de ser gelada, o sabor de cappuccino tem tudo a ver com o inverno, e acabou sendo o encerramento perfeito para um almoço de reencontro com os amigos da oitava série. 

A oitava série que, por sinal, foi um dos anos mais legais de colégio. A turma separou toda no ensino médio, mas continuamos nos encontrando e a amizade realmente ficou. 

Pavê de Cappuccino

Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 medidas da lata de leite
5 colheres (sopa) de pó pronto para cappuccino
2 colheres (sopa) de manteiga
1 pacote de biscoito de maisena
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite
Licor de marula a gosto

Modo de fazer:
1. Em uma panela de fundo grosso, misture o leite condensado, o leite, o pó de cappuccino e a manteiga, e deixe cozinhar em fogo médio até soltar do fundo da panela, como brigadeiro mole. Mexa sempre para não dar bolinhas. Reserve e deixe esfriar.
2. Cubra o fundo de uma forma com o biscoito maisena e umedeça com o licor. Faça uma camada de creme de cappuccino sobre o biscoito, de mais ou menos um dedo de altura, e depois repita o processo até acabar o creme. 
3. Derreta o chocolate, misture o creme de leite e despeje sobre a última camada de creme. 
4. Sirva gelado!

Dicas: 
1. Sirva com sorvete de creme, combina bastante.
2. Você pode comprar mais uma barra de chocolate, ralar e jogar por cima do creme de chocolate.

Até a próxima!

(Peço desculpas por estar usando fotos de celular mais uma vez. :x)



segunda-feira, 1 de julho de 2013

Creme de Espinafre com Requeijão (Segunda Sem Carne)


Quem é viva sempre aparece. :P

Creme de Espinafre com Requeijão

Ingredientes:
1 maço de espinafre
1 cebola
1 caixinha de creme de leite
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/2 copo de leite
1 colher (sopa) de requeijão cremoso
Sal e azeite

Modo de fazer:
1. Rale a cebola e refogue com o azeite. Quando dourar, coloque na panela todo o espinafre picado e lavado. Deixe em fogo baixo até o espinafre murchar e soltar bastante água. Reserve.
2. Em outra panela, derreta a manteiga e misture a farinha de trigo, depois misture até não ter grumos e formar uma pasta.
3. Misture o leite aos poucos e vá dissolvendo nele a mistura de farinha e manteiga (como se estivesse fazendo um molho branco comum). Deixe ferver até engrossar um pouco e misture o espinafre refogado. 
4. Misture o requeijão e o creme de leite e mexa mais um pouco, sem ferver muito. Tempere com o sal e sirva imediatamente. Serve duas porções. 

Obs.: Vejam bem, fui tirar a foto e minha câmera estava sem bateria. Foi com o celular mesmo, porque eu queria comer logo!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Vol-au-vent de Brie com Damasco (e de Catupiry com Presunto defumado)


Olá, pessoal!

Já estava ficando triste pela minha ausência aqui. O último mês foi uma loucura! Contei aqui que consegui meu primeiro emprego, e ontem completei um mês na empresa. Tem sido maravilhoso! Estou muito empolgada e cada vez mais motivada. Excelente, não? 

Esse post nem é bem uma receita, não tem muito segredo. Conheci vol-au-vent numa degustação de buffet para a formatura. Comi um tão maravilhoso de espinafre que virei fã do negócio. Tava quentinho, macio, uma maravilha. Acabamos escolhendo esse buffet, e o vol-au-vent de espinafre estava lá na minha formatura sendo delicioso mais uma vez.

Vi depois no Casos e Coisas da Bonfa alguns posts disso que a Bonfa fez usando massa pronta. Quando deu na telha de fazer, fui procurar logo no Verdemar. Dito e feito, lá estava a cestinha de massa folhada prontinha me esperando! Pra quem não conhece, o Verdemar é um lugar maravilhoso, só vende coisas gostosas. O pão de queijo foi eleito várias vezes como o melhor de BH! Vê só, o trem é bom mesmo!


No Verdemar mesmo comprei os ingredientes restantes para essas receitas. Queijo brie, geleia de damasco, Catupiry (aquele original e delicioso) e presunto defumado (não lembro a marca, mas é um desses diferentões). Queijo brie derretido com geleia de damasco é uma coisa divina (e também com queijo camembert!), então achei que seria uma boa experimentar a mistura na massa.

Em metade das cestinhas, coloquei queijo brie derretido e cobri com a geleia.

Na outra metade, enchi de Catupiry e coloquei um rolinho de presunto no meio. 

Depois foi só levar tudo ao forno por 10 minutinhos. Fim! Foi um petisquinho aqui em casa, mas é muito bacana pra fazer pra amigos numa reuniãozinha. Não sai muito caro e dá um tchan na ocasião!


A massa que comprei é da marca Matilde Vicenzi e eu aprovei. Não sou muito a favor de coisas industrializadas, mas essa valeu muito a pena e estava na promoção! O pacote com 8 unidades custou menos de 6 reais. 

Adotem o vol-au-vent, façam criações mais elaboradas, aproveitem essa. Dá pra usar combinações doces também! Que tal encher de Nutella e colocar um pedaço de morango em cima?

Até mais!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Torta de Limão


Convenhamos, essa torta de limão é uma delícia. Faço há anos, desde bem antes de fazer esse blog. É daquelas receitas certeiras, que agradam a todos e fazem bem em qualquer data. Pode ser uma comemoração especial, um jantar entre amigos, ou só pro pessoal de casa comer no final de semana. Fora que dá pra criar mil receitas com essa massa de biscoito.

Torta de Limão

Ingredientes:

Massa:
1 pacote e meio de biscoito maisena
1/2 tablete (100g) de manteiga sem sal em ponto de pomada

Recheio:
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite (sem soro)
2 limões
1/2 pacote de gelatina em pó incolor

Merengue:
2 claras
4 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

Modo de fazer:
1. Triture o biscoito e misture com a manteiga até formar uma massa. Forre os fundos e as laterais de uma forma de fundo removível e deixe na geladeira.
2. Dissolva a gelatina com duas colheres (sopa) de água fervendo e bata no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite e o suco dos limões. Coloque sobre a massa e leve à geladeira até firmar.
3. Em uma batedeira, bata as claras até que fiquem em ponto de neve. Acrescente o açúcar aos poucos, e deixe bater até que você consiga fazer picos com a colher. Adicione o sal e bata mais um pouco.
4. Cubra o recheio com o merengue. Leve ao forno até que fique dourado por cima (cerca de 10 minutos), e depois deixe na geladeira por pelo menos 2 horas antes de servir

Dica:
1. Salpique raspas de casca de limão sobre o merengue! 


terça-feira, 16 de abril de 2013

Salmão ao Molho de Mostarda e Mel


Aniversário da mamãe (e Páscoa. Receitas infinitas desse dia, como vocês podem ver) merece coisa especial. No caso, um salmão surpreendente, diferente, e que eu não demorei nem 10 minutos pra preparar. Depois foi só esperar o tempero pegar e colocar no forno! Sério, que coisa maravilhosa. Essa receita veio do Figos e Funghis, só mudei um detalhezinho (tenho a impressão que nunca conseguirei terminar a lista de receitas de outros blogs que favoritei aqui!).


Salmão ao molho de mostarda e mel

Ingredientes:
1 filé de salmão (esse tinha aproximadamente 1kg)
5 cebolas pequenas 
3 colheres (sopa) de mostarda
2 colheres (sopa) de mel
Sal
Azeite

Modo de fazer:
1. Tempere o salmão com sal dos dois lados. Não use muito sal!
2. Acomode o salmão sobre o papel alumínio dentro de uma assadeira e regue com azeite. Corte as cebolas em quatro pedaços cada e acomode nas laterais.
3. Misture o mel e a mostarda e passe sobre o salmão, deixando uma camada generosa. Deixe o tempero pegar por 15 minutos e leve para assar no forno pré-aquecido a 180ºC por mais 30 minutos, mais ou menos. 


Dicas:
1. Usei um azeite aromatizado com limão para temperar, ficou maravilhoso.
2. Você pode servir apenas com uma salada, mas aqui a gente fez arroz também.
3. Um almoço no final de semana merece um capricho, né? Eu não entendo NADA de vinhos, mas gosto muito desse aqui e ele sempre faz sucesso na minha família materna: 


Até a próxima!

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Comida di Buteco 2013 - Belo Horizonte

O Comida di Buteco é hoje um evento de muitas cidades, mas começou aqui em BH, a capital dos bares. Eu acho maravilhoso, valoriza uma coisa que todo belo horizontino gosta: um bom boteco, com uma boa comida. A campanha desse ano tá maravilhosa, e os ingredientes principais não poderiam ser melhores: linguiça e mandioca. Fui tentar selecionar os pratos que gostei mais entre os 45 participantes, pra tentar ir, mas não deu muito certo. A lista ficou enorme! De todo modo, vou tentar ir em tantos quanto conseguir, porque realmente vale a pena. E o preço é sempre bem em conta! 

Confiram aqui os bares participantes na cidade e comecem a correr atrás dos melhores! Não se esqueçam de votar, no fim, porque tem a eleição do melhor prato. E, uma dica: chegue cedo. No meio da noite já fica tudo lotado, e você acaba perdendo um tempão na fila.

O Comida di Buteco 2013 vai de 12 de abril a 12 de maio.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Bolo com Mirtilos e Chocolate


Já explico meu sumiço! Nessa última semana, recebi a visita de um amigo, que ficou aqui em casa por 5 dias. Durante esse tempo, também estive envolvida em um processo seletivo (CONSEGUI MEU PRIMEIRO EMPREGO!) e fiquei quase três dias sem Internet. Ou seja, ficou bem complicado passar aqui ou cozinhar coisas novas, mas essa ainda é receita da Páscoa (e a próxima também será)! Esse bolo maravilhoso era pra ter sido feito com framboesas, mas não achei de jeito nenhum. Os mirtilos (ou blueberries) serviram muito bem, nesse caso.

Então xô passar essa receita logo, porque todo mundo merece um bolo desse! A receita foi um tantinho adaptada do Doces Abobrinhas. E as velinhas são pelo aniversário da mamãe. :)


Bolo com Mirtilos e Chocolate

Parte 1: Streusel (farofa doce)

Ingredientes:
3 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em ponto de pomada
1/4 de xícara (chá) de açúcar granulado
1/4 de xícara (chá) de farinha de trigo
1/2 de xícara (chá) de amêndoas lascadas

Modo de fazer:
1. Misture a manteiga, a farinha e o açúcar com um garfo. Junte as amêndoas e reserve.

Parte 2: O bolo

Ingredientes: 
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
3/4 de xícara (chá) de açúcar granulado
1/4 de xícara (chá) de manteiga sem sal, em ponto de pomada
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1 ovo grande
1 xícara de chocolate em gotas (usei chocolate amargo picadinho)
1 xícara de mirtilos

Modo de fazer:
1. Bata os ingredientes do bolo na batedeira, exceto o fermento, o chocolate e os mirtilos.
2. Acrescente o fermento e bata mais um pouco. 
3. Coloque metade da massa em uma assadeira untada, depois coloque metade do streusel, metade do chocolate e metade dos mirtilos.
4. Coloque a outra metade da massa, o restante do streusel, o restante do chocolate e dos mirtilos. Salpique mais um pouco de amêndoas por cima e leve para assar em forno pré-aquecido, coberto com papel alumínio (o lado mais brilhante sempre pra dentro!). Espere esfriar para cortar.

Deixe-se surpreender. O sabor desse bolo é maravilhoso! 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Molho de Iogurte para Salada e Lembrancinha de Páscoa


Antes de começar a receita, que regou a salada do almoço da Páscoa, eu gostaria de mostrar a lembrancinha que fiz para as crianças que vieram almoçar aqui - meus três priminhos. Eu já tinha esses coelhinhos de EVA aqui, os palitos de picolé, a cola quente, e duas xícaras. No sábado, minha vó foi ao Mercado e pedi que trouxesse mais uma. Assim, enchi cada xicrinha com brigadeiro, cobri com confeitos tipo m&m. Colei os coelhinhos nos palitos e enfiei no brigadeiro. Simples e lindo! A ideia foi da minha mãe, mas a execução foi minha. Tô dizendo, fiz muita lindeza e gostosura nessa Páscoa.


Antes de chegar no prato principal do almoço, vou passar a receita desse molho. É fácil de fazer, azedinho, bem gostoso. Aqui em casa o povo colocou não só na salada, como também no arroz! Como a quantidade foi grande, continuamos comendo com tudo aqui, até com nuggets. Ô, maravilha! Essa receita foi baseada nessa aqui, do Pão de Açúcar.

Molho de Iogurte para Salada

Ingredientes:
2 potes de iogurte natural desnatado
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) bem cheia de manjericão, bem picadinho.
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
Sal a gosto

Modo de fazer:
1. Pique o alho e refogue.
2. Misture todos os ingredientes e sirva com salada. Pode ser deixado na geladeira.

Dica:
1. Você pode trocar o manjericão por outro verdinho que prefira, como salsinha ou cebolinha.
2. Eu usei um azeite aromatizado com limão, ficou com o sabor mais marcado e bem delicioso!

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quiche de Alho-Poró (Segunda Sem Carne)



Semana passada fiquei em falta com o blog, não foi? Deixa eu contar o que aconteceu: fiz uma receita horrível. Blergh. Nem tive coragem de postar aqui. Mas esse feriado veio para salvar, porque eu fiz muuuitas coisas! E, modéstia à parte, todas ficaram excelentes. Dia 31, além de Páscoa, foi aniversário da mamãe, e eu fiquei responsável por fazer tuuudo! Fiquei bem feliz por tudo ter dado tão certo. :)

Vou colocar as receitas aqui ao longo da semana. Enquanto isso, vejam só que bonitinho ficou o ovo que foi pra vencedora do sorteio aqui no blog: 



Fofo, não? 

A receita de hoje fez muito sucesso ontem. Deliciosa, fácil de fazer, leve, todo mundo gostou! E eu ainda achei que faltou um pouquinho de sal. 

Quiche de Alho-Poró

Ingredientes: 
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
100g de manteiga
1 ovo
1/2 colher (chá) de sal
2 colheres (sopa) de água fria
2 alhos-porós
Azeite
4 ovos
400ml de creme de leite fresco
Sal e noz-moscada

Modo de fazer:
1. Misture a farinha, a manteiga, um ovo, o sal e a água até que vire uma massa homogênea. Forre os fundos e as laterais de uma forma de fundo removível e leve à geladeira.
2. Corte todo o alho-poró em rodelas finas. Refogue o alho-poró com o azeite e uma pitada de sal por cerca de 5 minutos. Reserve.
3. Em uma tigela, misture o creme de leite fresco com os 4 ovos, usando um garfo, até ficar homogêneo. Tempere com sal e noz-moscada.  
4. Retire a massa da geladeira e cubra o fundo com o alho-poró. Espalhe a mistura do creme de leite por cima, delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos ou até que doure por cima. Pra ver o ponto, você pode enfiar uma faca no recheio e ela deve sair limpa. Deixe esfriar um pouco e sirva morna!

Boa semana para todos!

Compartilhar!