Páginas

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bolo de Iogurte


Um bolo pra comer quentinho, frio, puro ou com acompanhamento. Bem neutro e bem fofinho. :) Receita do Panelaterapia

Bolo de Iogurte

Ingredientes: 
1 copo de iogurte natural integral (200ml) - usar esse copo para medida!
1/2 copo de óleo
4 ovos pequenos ou 3 ovos grandes
2 copos de farinha de trigo
1 copo e 1/2 de açúcar
1 colher (sopa) de fermento

Modo de fazer:
1. Bata no liquidificador o iogurte, o óleo e os ovos.
2. Adicione aos poucos o açúcar e bata bastante. Em seguida, faça o mesmo com a farinha.
3. Adicione o fermento dê mais uma batida, mas não bata muito! Só bata para misturar ele mesmo.
4. Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar e a faca sair limpa quando você fizer um furo. 

Um beijo pra vocês e bom lanche. :)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Pavê de Chocotone

Ano novo é sempre uma delícia. Apesar de saber que o que acontece de verdade é só uma mudança de dia, assim como temos sempre, e que os dias continuam sendo a mesma coisa, o início de um novo ano sempre me dá uma renovada. Começo cheia de objetivos, querendo mudar mil coisas e, principalmente, organizar. 

2014 começou do mesmo jeito de sempre, só que minha vontade de cumprir meus objetivos e me organizar veio muito maior do que o normal. Estou arrumando aos poucos, uma coisinha por dia, mas estou arrumando muita coisa. E desapegando das minhas coisas como nunca! Pra dar um exemplo, ontem fui arrumar meus sapatos e me desfiz de metade deles. Metade é muita coisa! Ainda estou chocada com isso, confesso. Acho que acabamos acumulando coisa demais e nem percebendo. O trem fica lá no armário por anos e a gente nem usa. Nem lembra! Minha regra agora é me desfazer de tudo que tá pra fazer dois anos sem uso. 

Mas, abandonando 2014 e voltando um pouco para 2013, fiquei mais uma vez responsável pela sobremesa de Natal da minha família. Calculo sempre para 40 pessoas, porque é mais ou menos isso de parente. Alguns não podem ir às vezes, os que moram fora de BH, mas sempre alguém leva uma pessoa extra por um motivo qualquer. Ou seja, fiz uma sobremesa gigantesca, o dobro da receita que vou passar agora. Mas fez um sucesso danado! Todos elogiaram bastante por não ser enjoativa. E, apesar de o Natal já ter passado, é uma boa ideia para aproveitar os restos de panetone (ou chocotone) que ainda estão aí em sua casa. 

Na foto, eu e Rayka, minha irmãzinha, que me ajudou a fazer essa receita e algumas outras. Sempre chega lá em casa já querendo saber o que faremos juntas, ela é linda demais. <3



Pavê de Chocotone

Ingredientes:

Creme branco:
1/4 de um chocotone
1 cálice de licor de marula
2 latas de leite condensado
2 medidas da lata de leite
2 latas de creme de leite sem soro
1 colher (sopa) de manteiga

Creme de chocolate:
1 barra de chocolate meio amargo
1 lata de creme de leite sem soro
2 latas de leite condensado
1/2 medida da lata de leite
5 colheres de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga

Outros: 
Chocoballs 
Mini Bis

Modo de fazer:

Creme branco:
1. Desfie o chocotone e umedeça com o licor.
2. Em uma panela de fundo grosso, derreta a manteiga e em seguida adicione o leite e o leite condensado. Cozinhe até ficar em ponto de brigadeiro mole, soltando do fundo da panela.
3. Espere esfriar e bata na batedeira com o creme de leite sem soro.
4. Com uma colher, misture o chocotone no creme e coloque no fundo da vasilha onde irá fazer a montagem.

Creme preto: 
5. Faça um brigadeiro derretendo a manteiga e adicionando na panela o leite condensado, o leite e o chocolate em pó. Cozinhe até soltar do fundo da panela. Reserve até esfriar.
6. Derreta o chocolate e misture com o creme de leite. Bata na batedeira com o brigadeiro já frio e coloque sobre o creme branco.
7. Decore com o Mini Bis e as chocoballs ou da maneira como preferir. Deixe na geladeira até a hora de servir! Se preferir, deixe meia hora no freezer antes de levar à mesa.

Dicas:
1. Se preferir, sirva em porções individuais.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Thali em Casa - Brownie Marmorizado com Doce de Leite


Lembram da Thali? Ela já passou no blog há um tempo com o Sorvete Frito (clique aqui para ver o post). Eu tinha passado a receita pra ela e achei legal colocar aqui. Agora ela fez uma receita com um ingrediente que foi presente meu, e achei que merece essa segunda passagem no blog. :)

"Oi gente! Aqui é a Thali (de novo). A Cela já abriu espaço para eu invadir o blog uma vez, e estou voltando com mais uma receita bem delícia! Dessa vez usei um ingrediente que ganhei da própria Cela ao recebê-la em Curitiba, um maravilhoso pote de doce de leite de Viçosa. 

Eu já conhecia essa receita mas sempre usava doces de leite comuns, aí quando ganhei um original de Minas, tive que fazer de novo esse brownie que eu amo <3

Brownie Marmorizado com Doce de Leite

Ingredientes: 
8 colheres de sopa  (115g) de manteiga

170g de chocolate meio amargo picado
1/4 de xícara  (25g) de cacau em pó 
3 ovos grandes
1 xícara (200g) de açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 xícara de doce de leite


Modo de fazer:
1. Preaqueça o forno a 180 graus e unte uma forma pequena/média com manteiga.
2. Derreta a manteiga em uma panelinha, em fogo baixo, sem deixar ferver, e junte o chocolate picado, misturando até derreter tudo.
3. Tire do fogo e junte o cacau em pó. Misture bem. Junte os ovos um a um, seguidos do açúcar, da baunilha e da farinha, misturando bem após cada adição.

4. Despeje metade da massa na forma untada, bem uniforme. Com uma colher, passe metade da xícara do doce de leite por cima da massa, misturando com cuidado, num efeito marmorizado.



5. Cubra com o restante da massa e repita com o restante do doce de leite.


6. Asse por mais ou menos 40 minutos, em 180 graus.


O brownie está pronto quando formar uma casquinha brilhante e estiver ligeiramente firme no centro. Para testar, espete um palito no centro, se ele sair com facilidade e mais ou menos limpo, é porque está no ponto.
7. Corte como desejar e está pronto!

Dica:
Colocar uma bola de sorvete por cima!

É isso, obrigada à Cela por deixar eu invadir aqui de novo e pelo doce de leite que deixou o brownie mais delicioso ainda!

Bjs,

Thali"

Eu que te agradeço por ter me recebido tão bem, meu bem! <3 

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Bolo Dois Brigadeiros


Olha, esse bolo é de judiar. Não sei por que ainda não tinha colocado ele aqui. Já fiz essa montagem várias vezes, até mesmo sob encomenda, e sempre é muito elogiado! E a receita dele já foi quase toda postada aqui, mas separada. Vejam só:

Bolo Dois Brigadeiros

Ingredientes:
1 bolo simples (usei a massa do Bolo Formigueiro, mas sem os confeitos. Você pode encontrar a receita clicando aqui)
1 receita de brigadeiro (clique aqui)
1 receita de brigadeiro branco (faço a mesma receita do preto, mas sem o chocolate em pó!)
2 caixas de morangos 
2 barras de chocolate meio amargo
2 latas de creme de leite (sem soro)
Meia xícara de leite condensado
Meia xícara de creme de leite
Meia xícara de leite

Modo de fazer:
1. Com uma faca grande, fio dental, ou da maneira que preferir, corte o bolo em três discos. 
2. Em uma tigelinha, misture a meia xícara de leite condensado, meia xícara de creme de leite e meia xícara de leite. Reserve.
2. Na forma que você assou o bolo, já lavada e seca, coloque um disco do bolo. Regue com a mistura feita no passo 2, para ficar bem molhadinho. 
3. Cubra com morangos picados e, por cima, coloque o brigadeiro branco. Espalhe bem para cobrir todo o disco de bolo. Coloque mais um disco de bolo por cima, regue com a mistura e coloque por cima o brigadeiro preto. Espalhe bem.
4. Coloque o último disco de bolo e regue mais uma vez. O bolo agora já está montado dentro da forma. Cubra com papel filme e deixe na geladeira de um dia para o outro.
5. Desenforme o bolo na vasilha que for servir. Derreta o chocolate meio amargo e misture com as duas latas de creme de leite. Jogue a mistura por cima do bolo. Decore da forma que achar melhor! Esse foi feito com morangos inteiros
6. Leve à geladeira até a hora de servir!

Esse bolo foi feito pra festa surpresa da amiga Jubu, que veio de SP para mais uma visita à sua futura cidade, que é BH. Só falta ela ver que o futuro dela é aqui mesmo com a gente. Vem, Ju! <3

(E a parte de desenformar e decorar o bolo ficou por conta do Yama dessa vez!)



(As fotos desse post são todas de celular, por isso estão com qualidade baixa!)

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Tomates Recheados com Creme de Ricota (Segunda Sem Carne)



Comecinho da semana, comecinho de mês... Merece coisa boa! Eu comecei com um final de semana maravilhoso, com direito a todos os meus irmãos, papai, a boadrasta, dois primos amados e as duas primas que entraram pra família trazidas por eles. Foi tão gostoso que até enfrentei meu medo/trauma e, depois de dez anos, consegui andar a cavalo. Foram 5 minutos só, mas juro que pareceu uma eternidade! 

Agora, sobre a receita. Geeeente do céu, fiquei impressionada! Pra quem quiser fazer, dá pra comer em qualquer hora: almoço, jantar, lanche. Pode ser até uma entrada, se não usar tomates muito grandes. Eu fiz um bem grande pra mim, e aí fiquei a noite toda sem comer mais nada. Sem mais tagarelice:

Tomates recheados com creme de ricota

Ingredientes:
Dois tomates maduros (não muito)
4 colheres de creme de ricota (usei da marca Tirolez)
2 rodelas de cebola (da grossura de um dedo)
2 dentes de alho
1 colher (sopa) de molho shoyu
1/2 xícara (chá) de cubinhos de queijo canastra
Queijo parmesão ralado
Azeite

Modo de fazer:
1. Corte uma tampa de cada tomate e tire o miolo e as sementes. Corte também uma tampinha embaixo, mas para ele parar em pé. Cuidado para não furar!
2. Em uma frigideira, coloque um pouco de azeite e depois coloque a cebola e o alho bem picadinhos. Misture o shoyu e mexa até dourar. Reserve.
3. Em uma vasilhinha, misture o creme de ricota e o queijo cortado em cubinhos. 
4. Ao creme de ricota com queijo, misture a cebola e o alho já dourados. Encha os tomates com a mistura e salpique o parmesão por cima.
5. Coloque para assar em temperatura média por cerca de 20 minutos. Sirva imediatamente. 

Dicas:
1. Coloque também manjericão! Ou espinafre passado na manteiga. 

Um bom novembro para todos!

Compartilhar!