Páginas

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pudim de Paçoquinha


Paçoquinha é uma das paixões da minha vida. Planejava fazer um pudim desses para o meu pai e para meu irmão Pedro, que amam amendoim em tudo, mas acabou surgindo uma outra oportunidade: aniversário do vovô, que ama pudim e ama paçoquinha. 


Além dessa, tinha outra sobremesa no almoço, uma espécie de torta de goiabada com queijo, romeu e julieta, que se come quente (e com uma bola de sorvete pra dar um "tchan"!). Pretendo fazer essa em breve e coloco a receita aqui. Como boa mineira, comi até falar chega, o trem é bom mesmo. Bom, mas isso é assunto para outro post, vamos ao pudim! Cheguei nessa receita lendo muitas pela internet, umas com coco, umas sem, umas com leite de coco, umas com 4 ovos, outras com 5... Há várias versões! Combinei com a do pudim de leite condensado que fazemos aqui e o resultado foi muito bom.

Pudim de Paçoquinha

Ingredientes:
220g de paçoquinha (11 unidades)
1 lata de leite condensado
1 medida da lata de leite
1 medida da lata de leite de coco
4 ovos
1 xícara de açúcar

Modo de fazer: 
1. Esfarele 6 das paçoquinhas e bata no liquidificador com o leite condensado, o leite, o leite de coco e os ovos. 
2. Pique grosseiramente quatro paçoquinhas. Reserve.
3. Coloque o açúcar em uma panela de fundo grosso e deixe derreter e caramelizar para fazer a calda. Coloque em uma forma de pudim.
4. Misture levemente as paçoquinhas picadas em pedaços grandes na mistura do liquidificador, para que elas não esfarelem. 
5. Despeje a mistura sobre a calda, na forma de pudim, e deixe cozinhar no fogo baixo, em banho maria, por cerca de 20 a 25 minutos. É possível também assar no forno, mas demora mais e o fogo aí deve ser médio.
6. Deixe esfriar, leve à geladeira e desenforme quando estiver gelado. Triture a paçoquinha que sobrou para decorar!

Vovô aprovou o presente:


A paçoquinha batida fica na parte de baixo do pudim, e os pedaços grandes ficam espalhados. Vai um pedaço? :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhar!