Páginas

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Sorvete Caseiro de Maracujá


Fiz essa receita para postar antes da minha viagem para São Paulo na última semana. A ideia acabou não dando certo, mas eu não poderia deixar de colocar essa maravilha dos deuses aqui. Pretendo fazer uma nova versão hoje, com um novo sabor. O que sugerem?

Bom, a minha receita não ficou cremosa como seria ideal. Acontece que, para dar o sabor, coloquei coisas que tinha em casa, e acabei usando muitos ingredientes líquidos. Vou postar, portanto, a receita original. No final, conto o que mudei. :)

Essa é mais uma receita sensacional que eu vi no Panelaterapia.

Sorvete caseiro de maracujá

Ingredientes:
1/2 litro de leite
1 colher (chá) de liga neutra
1/2 xícara de açúcar
1/2 lata de leite condensado (usei o leite condensado todo da lata)
1 caixinha de creme de leite
1 colher (café) de emulsificante
1 colher de pó saborizante ou polpa de frutas (usei meio pacotinho de suco em pó, polpa de dois maracujás - adoro as sementinhas - e um pouco de suco concentrado. Ou seja, muito líquido)

Modo de fazer:
1. Bata o leite, a liga neutra e o açúcar no liquidificador por três minutos. Coloque em uma assadeira de alumínio e leve para congelar.
2. Quando estiver congelado, quebre a placa que se formar e coloque em uma batedeira com o restante dos ingredientes por doze minutos. Comece batendo devagar e depois aumente a velocidade.
3. O resultado será uma massa grande e fofa. Coloque em um pote de sorvete até a boca (para evitar cristais de gelo) e leve para o congelador. Minha receita rendeu um pote e mais um pouquinho.

Dicas:
1. Siga a receita corretamente. Não use muito líquido, pois interfere na cremosidade do sorvete, como aconteceu com o meu (mas ficou azedinho e delicioso, só não tão cremoso quanto poderia ter ficado).
2. Em lojas especializadas de sorvetes você acha vários pós saborizantes. Em supermercados é possível encontrar alguns sabores mais comuns.
3. Aqui em Belo Horizonte, comprei o emulsificante e a liga neutra no Mercado Central.

Aproveitem essa receita e bom verão! :)

4 comentários:

Compartilhar!