Páginas

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Vodka Saborizada: Hortelã e Morango


Se tem uma coisa que eu acho incrível, essa coisa é minha pasta de links favoritos chamada "Culinária e Receitas". Tenho aqui uma enorme lista de coisas maravilhosas que já vi pela Internet e guardei para fazer um dia. É de babar. O grande problema é justamente esse: volta e meia eu dou uma fuçada nessas receitas, mas não passo disso. É muito raro eu fazer alguma delas, e aí a lista só aumenta. Determinada a mudar isso, peguei essa para fazer de presente para uma amiga que eu sabia que ia amar. Escolhi uma garrafa que achei bonitinha e pronto, um presente diferente e que a aniversariante adorou. Sempre gosto de poder fazer um presente pros amigos, muito mais legal que comprar qualquer lembrancinha aleatória. Tem mais carinho, sei lá. E eu recomendo, todo mundo sempre gosta. Nem que seja pra completar uma outra coisa que você já tenha comprado.

Ah, mais uma coisa: a amiga em questão é a mais que querida Luísa, melhor amiga do mundo, que tá voltando agora com o blog dela. Vale uma visita no Bubbles

Essa receita da vodka eu vou explicar de um jeito um pouco diferente do jeito que costumo fazer, mas é porque os ingredientes variam de acordo com o sabor. E, acreditem, dá pra fazer vodka de muita coisa. Nas minhas andanças pela Internet, até vodka de bacon eu achei. Existem vários sites explicando como fazer. Eu aprendi aqui. Então vamos lá (atenção, é muito difícil - mentira):

Vodka saborizada:

Você vai precisar de:
1 garrafa de vidro com a boca não muito pequena (pra tirar os ingredientes depois)
750ml de vodka
Os ingredientes que você quiser. Aqui eu usei hortelã em uma e morango na outra.

Modo de fazer:
1. Lave bem o vidro. Não use se ele tiver algum cheiro de coisa armazenada anteriormente.
2. Coloque os ingredientes na garrafa. É aqui que a receita varia bastante, porque a quantidade muda dependendo do ingrediente usado. No caso de frutas, recomenda-se preencher metade do vidro com a fruta e depois terminar de encher com a vodka. No caso de ervas, basta um punhado, uma mão cheia. Se for usar baunilha, quatro favos são suficientes. Se a preferência for por especiarias, use-as inteiras, não em forma de pó. 
3. Se for usar frutas que você descascaria para comer, descasque também para colocar na garrafa. As exceções são os cítricos, cuja casca contém muito sabor. 
4. Complete a garrafa com vodka e tampe bem. Deixe fora do sol descansando por alguns dias, até pegar o sabor. É bom dar uma sacudida na garrafa uma vez por dia.

Dicas:
1. Use uma boa vodka
2. Você pode misturar ingredientes. Estou pensando em fazer uma de baunilha com canela para usar num Black Russian. Imagino que vá ficar bom.
3. Se for presentear alguém, faça a vodka saborizada em uma outra garrafa. Aí você filtra para a garrafa que for usar para o presente e não deixa o líquido com as frutas com essa aparência feia. As minhas fotos foram tiradas apenas um dia depois de feita a mistura, e os morangos já tinham ficado bem brancos. Depois de uma semana eles ficam horríveis, não é uma boa aparência para um presente. Eu entreguei a de hortelã como está na foto, mas os morangos da outra eu tirei. 
4. A quantidade de  ingredientes pode variar com seu gosto. Depois de cerca de três dias, experimente e veja se está bom. É sempre bom não exagerar, porque não tem como tirar o gosto, mas é muito simples aumentar: é só colocar mais ingredientes na garrafa. 
5. O tempo necessário também varia. Se forem utilizadas ervas ou coisas mais fortes, como gengibre e canela, em dois dias o sabor já estará bem marcado. No caso de frutas, cerca de cinco dias. 
6. Armazene sempre fora do sol.
7. Quando as frutas absorverem a vodka, adicione mais vodka. Repare que a garrafa de morango está um pouco mais vazia.
8. A vodka é mais neutra, mas dá pra usar outras bebidas, como rum, cachaça ou tequila.

Eu já estou imaginando uma festa com um monte de vodkas saborizadas e um monte de ingredientes pras pessoas irem misturando e fazendo drinks diferentes. Parece uma boa ideia! Quais sabores vocês fariam?

Até o próximo post! Divirtam-se criando sabores. :)


Um comentário:

  1. Eu fui a presenteada e confesso que ainda não experimentei. Estou procurando a mistura perfeita! (:

    Acho que uma dessa de limão deve ficar bem boa.

    ResponderExcluir

Compartilhar!