Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Bolo de Uva ou como fazer uma criança feliz.




No próximo mês, uma das minhas irmãs fará 18 anos. Estava na casa delas (minhas três irmãs) semana passada e, falando sobre aniversário e sobre bolo - ela me pediu para fazer um na data -, eis que a irmã menor, com três anos, resolve que quer um bolo também. Mas o bolo dela tinha que ser bolo de uva! Eu nunca tinha visto um bolo de uva antes, pelo menos não que eu me lembrasse. Na esperança que ela fosse esquecer, confirmei que faria. Dois dias depois, com a cabeça looonge de bolos e afins, recebo uma ligação da pequena.


"Cecela, o papai tá terminando de almoçar e depois que ele terminar eu posso ir aí pra gente fazer bolo de uva? Eu posso ficar aí hoje?"

Por um momento, encarei a pilha de coisas que tinha pra fazer. Não demorei nem meio segundo pra desistir de tudo e falar que poderia vir. Afinal, não vou ter uma irmã com três anos pra sempre, preciso aproveitar bastante. Mas... Como fazer um bolo de uva?? Foi aí que me lembrei daquele maravilhoso bolo com vinagre, neutro, que aqui já virou bolo formigueiro, bolo de maracujá e bolo arco-íris. Por que não de uva? Como eu já comentei antes, pra mudar o sabor é só trocar a água por um suco! Só não pode colocar leite, OK? Porque talha com o vinagre. Assim, a receita, além de versátil, ainda é boa pra quem é intolerante à lactose.

Bolo de Uva

Ingredientes:
4 ovos


1/2 xícara de óleo
1/2 xícara de água
1 1/2 xícara de açúcar (só usei 1)
2 colheres (sopa) de vinagre (não use o de arroz)
2 xícaras de farinha de trigo

1 1/2 colher (sopa) de fermento em pó


Modo de fazer:
1. Bata os ingredientes líquidos no liquidificador. Acrescente aos poucos o açúcar e a farinha.
2. Coloque em uma forma untada e leve ao forno para assar.



Mas, na verdade, não foi tão simples assim. Minha irmã de 14 anos veio junto, e ela queria cupcakes. A pequena queria um bolo enorme. Pra agradar a todas, fiz 6 cupcakes, um bolo numa forma de furo no meio pequena que tenho, e o restante da massa coloquei em uma forma média.

Os cupcakes recheei com geleia de amora (os que estão com um "pontinho" em cima) e Chandelle, porque estava com preguiça de fazer algo pra usar com bico pra cobrir, como brigadeiro.



O da forma média ficou com gotas de chocolate (não tenho fotos), e o da forma menor ganhou as gotas e uvas verdes inteiras. Como o sabor de uva praticamente não apareceu, esse com uvas na massa foi o meu preferido! Elas deixaram o bolo bem molhado. É o mesmo que aparece na primeira foto do post


Vou confessar que, além de ter me deixado atrasada, deu um trabalho danado. A pequena quis ajudar, e eu, obviamente, não ia deixar ela só olhando. Até os ovos foi ela quem quebrou sozinha! Eu só combinei que a gente ia revezar, eu quebraria um e ela o outro, ou então eu teria ficado meia hora só por conta disso. :P Mas aí eu olho pras fotos e, mais uma vez, não penso duas vezes. Faria tudo de novo! Olha só essa carinha de satisfação:



Até a próxima!

4 comentários:

  1. Eu e JV queremos cupcakes no dia das crianças!!!
    Cela, você fez a melhor escolha: irmãos deve ser curtidos e amados quando estão por perto. Eu sei bem o que perdi por não estar ai!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Legal ter você na blogfesta do SCRAP+

    bjs e boa sorte!

    hummm... seu blog deu água naboca!

    ResponderExcluir

Compartilhar!