Páginas

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mini Chocottones Trufados

O Natal é, para mim, uma ocasião para estar com a família e para demonstrar meu carinho por todos. É a data na qual eu tenho certeza que vou matar a saudade de muita gente. Não desconsidero as questões religiosas que deram origem à data, mas gosto mais da parte do carinho familiar. Tendo isso em mente, eu gosto de fazer presentinhos pras pessoas todo santo ano. O problema é que minha família é enorme, e aí eu tenho que escolher certos grupos pra presentear. Geralmente escolho as crianças, porque sempre tenho a impressão que elas ficam mais felizes e aproveitam mais essa história toda de Papai Noel.



Foi assim que, em 2009, fiz esses mini chocotones com recheio de trufa de chocolate ao leite pra distribuir. No ano passado eu postei como fazer o chocotone trufado aqui, e é basicamente a mesma coisa. A diferença é que assim as crianças gostam mais, fica aquela sensação de coisa feita especialmente pra elas - o que não deixa de ser verdade, muito pelo contrário.

Eu encomendei os chocotones na padaria perto do local onde eu trabalhava, mas já vi assim em vários lugares. Fiz 16 naquele ano, além de 2 no tamanho tradicional. Fez sucesso! Ano passado recebi encomendas e já tenho para esse ano também.

Mini chocotones trufados


Ingredientes:

16 Mini chocotones
500g de chocolate ao leite (nobre)
1 caixa de creme de leite
1 dose de conhaque (recomendo não colocar no caso de fazer para crianças)
Nozes, damascos, cerejas e confeitos. (Eu só fiz com bolinhas nesse primeiro ano, depois comecei a incrementar com essas coisas)

Modo de fazer:
1. Retire a "tampa" do chocotones e retire o miolo de todos eles, com cuidado para não cortar o fundo.




2. Derreta o chocolate, reserve um pouco e misture o creme de leite e o conhaque no restante.
3. Quando essa mistura estiver fria, preencha os buraquinhos com a trufa.



4. Passe chocolate derretido em cima da trufa para grudar a tampinha de volta. Para isso, é bom saber qual tampa é de qual chocotone! Leve à geladeira rapidamente para firmar o chocolate (a geladeira não é obrigatória, mas como sempre está muito quente, eu prefiro).
5. Decore como preferir. Esses estão com confeitos de açúcar e aquela caldinha feita com glaçúcar e um pouquinho de água.



Dicas:
1. Frutas cristalizadas, nozes e afins são bem legais para adultos, mas crianças preferem confeitos coloridos e aquelas bolinhas crocantes cobertas com chocolate. Pensem no público de vocês!
2. Depois de prontos, apenas coloquei em saquinhos e amarrei com fitinhas. Simples assim. (:




O bom é que dá pra variar bastante nessa parte da decoração. Eu não gosto de deixar a "emenda" aparecendo, mas nesse ano eu fiz muitos e a grana estava apertada, então foi desse jeito mesmo. Eu sugiro cobrir com chocolate! Usem a criatividade e os chocotones ficarão bem bonitinhos.

Alguém aí já fez assim?

6 comentários:

  1. Nunca fiz, mas fiquei com vontade!
    Achei um presente sensacional para dar para familiares e amigos prima, quem sabe eu animo ou encomendo né?
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Cela, ficou uma graça mesmo! Parabéns! Sua familia deve ser muito feliz por ter uma 'cozinheira' tão prendada e caprichada por perto. Beijos, Paula

    ResponderExcluir
  3. Cela, adorei a ideia, simples porém bem vinda!

    Estou por aqui e você por lá...

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai que coisa boa, Cela! Deve ficar uma delciia!
    Olha... É facinho colocar aquele gadget! Clica em cima dele no meu blog e vc vai ser direcionada para o site onde cadastra seu blog. Vai perceber lá embaixo de qq post do cola ou de blogs que tem isso um link within, clica e segue o passo a passo! É simples!
    Um beijo e obrigada pelas visitas,

    Ma

    ResponderExcluir
  5. Cela querida,
    Excelente ideia! Eu também adoro dar presentes feitos por mim. A alegria que temos em dar é maior, muito maior que receber.
    O Natal é essa festa do amor e vivamos esse espírito.
    Bj e ótima semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
  6. receita anotada.
    estava atras de um chotone heheh
    vou tentar fazer.tomara q de certo.
    Estou seguindo o seu blog ta?
    nao quero perde mais nenhuma receita.
    Visita o meu e se gostar segue.
    Beijos!
    http://boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Compartilhar!