Páginas

sábado, 19 de novembro de 2011

Torradinhas com Páprica e pequenas alegrias

Todo mundo que gosta de cozinhar sabe o valor de ter bons ingredientes. Já comentei por aqui que meu pai costuma plantar muitas frutas na fazenda, e recentemente tem uma horta que não pára de crescer e dar coisas boas, com o diferencial de ser tudo orgânico (e, consequentemente, mais saboroso). Então imaginem a minha felicidade ao receber meu pai em casa com esses presentinhos:



Aí tem jabuticaba, ovos caipiras, mostarda, couve, alface, moranga, salsinha, manjericão, cebolas (as melhores do mundo, juro), alho-poró e as três coisas que peguei pra minha vó: chuchu, jiló e mamão verde (ela e uma outra vó gostam de fazer alguma receita com isso, mas não sei o que é).

O alho-poró foi a melhor surpresa. Meu pai chegou aqui sem saber o que era, só pra eu ver antes de ser jogado fora. Achou que era uma cebola que deu errado, que não pegou. A parte de cima, de fato, é igual cebolinha, só que gigantesca! E ele ainda disse que tinha mandado o moço que trabalha na fazenda arrancar tudo, achando que essa cebola estranha poderia virar uma praga. Na hora que ele me contou e me mostrou o vegetal, levei um susto. "Pai, isso é alho-poró!!! Não deixe jogarem fora, cê tá doido?!" Pois é, salvei um canteiro de alho-poró e estou extremamente feliz por isso. Fora que também terei alho-poró de graça a partir de agora! Rá! Aceito sugestões para uso de todas essas coisas em receitas maravilhosas.

Agora eu tenho uma sugestão muito prática pra sair da mesmice do lanche da tarde. Tinha um pão sobrando e eu estava achando meio sem graça comer do mesmo jeito de sempre... Cortei ele em cubos e coloquei numa frigideira com bastante azeite e uma colherzinha de páprica picante. Fui mexendo os pedaços com uma colher até ficarem levemente torrados. Coloquei numa vasilhinha e coloquei dois tipos de mostarda numa outra.



No dia seguinte fiz a mesma coisa, mas com cubos menores e acrescentando orégano e parmesão ralado. Não precisa de talento, gente, só de cinco minutos e criatividade pra usar o que tem.

Uma das minhas mostardas era uma escura da marca Cepêra que eu adoro. A outra é essa temperada com ervas finas, que comprei por sugestão de um amigo e virou minha nova paixão:



Recomendo fortemente.

Eu tinha prometido mais uma receita de Natal, mas deixo pro próximo post. :) É uma sugestão pra fazer em casa ou dar como lembrancinha. Conto meu caso com essa receita dentro de alguns dias. Até lá!

3 comentários:

  1. Aprendi a gostar de mostarda faz alguns meses só, antes detestava, e nossa, adoro essa sensação de que meu paladar se expandiu. Não tenho certeza se era essa, mas o vidrinho tá muito parecido com uma mostarda que eu amei. Comi com torradinhas n_n

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto da mostarda tradicional, só dessas escuras e, agora, das temperadas. :D

    Comprei essa no Verdemar, que costuma ter muita coisa importada e cara (eu piro lá dentro, é uma tortura), mas custou menos de cinco dilmas. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Cela! Seu comentário pelo meu aniversário me deixou muito feliz! Muito obrigada! Ahhh... Também agradeço pela indicação do licor/creme de cassis. Já encontrei a marca Stock por aqui! Em breve farei a sobremesa e te mostro. Aproveitando, aguardo curiosa pela postagem do mercado daí de BH. Deve ser uma maravilha de lugar para condimentos, legumes, queijos, etc... Beijos e uma linda semana! Paula

    ResponderExcluir

Compartilhar!