Páginas

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Batata Hasselback


Ou "batatas laminadas". Mas eu preferi colocar no título o nome chique mesmo.

A história de como eu fui fazer essa batata começou numa ida ao sacolão com minha mãe. Ela não cozinha. Quando a vi escolhendo batatas, já previ que eu teria algum trabalho. Ela me disse que queria fazer "daquelas batatas fatiadinhas" e eu lembrei na hora do que ela estava falando, já que tinha salvado um receita dessas aqui pra fazer num futuro distante - como tudo mais que eu salvo sem previsão de quando vou conseguir fazer. 

Na hora de fazer, nem cortar ela quis e, como eu já imaginava, sobrou tudo pra mim. Pelo menos não é difícil, e a única parte que deu um certo trabalho foi a parte dos cortes, como deve ser imaginável. Acabei arrancando uma ponta de cada batata, mas tudo bem. Erro de iniciante. Lá no final do post eu já venho com uma linda dica (encontrada no Google) de como fazer pra facilitar esse momento.

Batata Hasselback

Ingredientes:
Uma batata comprida
Azeite ou manteiga (usei azeite)
Sal
Tempero a gosto (usei o que tinha aqui, que não era muita coisa. Páprica picante, orégano, pimenta do reino, Fondor, e um tempero pronto que ganhei do amigo Igor)
Molho para colocar por cima no final (opcional. Usei apenas requeijão)

Modo de fazer:
1. Corte a batata toda sem deixar a faca chegar ao outro lado, ou seja, sem chegar a dividir a batata. Deixe uns dois dedos de cada lado, porque se você for tentar chegar na pontinha a batata vai quebrar. Aconteceu com as duas batatas que eu fiz. Deixe no máximo meio centímetro entre cada corte.
2. Regue com o azeite, e verifique se ele está entrando nas divisões. É fundamental que ele fique nos buraquinhos. 
3. Coloque o sal, e depois os outros temperos. Eles vão se acumular na parte superior, mas também é bom ver se estão entrando nas divisões, pra parte inferior não ficar sem sal nenhum.
4. Coloque em forno alto por cerca de 50 minutos. (200ºC bastam)
5. Passe o molho por cima da batata.
6. Sirva em seguida!

Dicas:
1. Eu vi várias dicas sobre como não deixar a batata quebrar, cortando até o outro lado. A mais simples me pareceu enfiar um palito de churrasco atravessado de comprido na batata, aí você só corta até onde está o palito! Gente, como foi que eu não pensei em NADA pra me ajudar? Penei pra cortar isso sem dividir a batata, e nem consegui, hahaha. 
2. Dá pra colocar coisas entre as fatias da batata. Eu queria muito ter feito com tirinhas de bacon, mas não tinha em casa. Também deve ficar excelente com queijo. Eu queria também ter alho e cebola em flocos e curry. Dá pra fazer mil combinações de temperos! 

É bem fácil, né? Façam e venham contar o resultado. Até a próxima! 


6 comentários:

  1. Cela, quando eu fiz essas batatas eu usei dois hashis, um de cada lado, pra não deixar a faca chegar até o fim! Foi muito útil!

    ResponderExcluir
  2. Kakau, eu vi essa dica também! Esqueci de colocar, mas não me pareceu muito boa. Bom saber que eu tava errada. :D

    ResponderExcluir
  3. Hummmm, tá com uma cara boa a beça!!!
    Delícia de dica para um almoço diferente no findi!!!
    Sua mãe no sacolão pensando em cozinhar?!?!?! Ilusão!!! rsrsrs

    beijo no coração

    ResponderExcluir
  4. Cela, tudo bem? Adoro batatas ao forno e está será a minha próxima invenção. Vou tentar colocar o palito para facilitar a cortar melhor. Bjs e parabéns pelo prato!

    ResponderExcluir
  5. Marcela, me deu vontade de fazer!
    Pode assar um pouco a batata antes pra ajudar no corte?

    ResponderExcluir
  6. Cela, eu fiz aqui outro dia, e num deu muito certo não...

    Depois de 50 minutos elas estavam cruas no meio, mesmo tendo feito os cortes igualzinho na foto. Daí o jeito foi improvisar, molhamos o fundo do tabuleiro e tampamos com papel alumínio, aí ela cozinhou um pouquinho.

    Talvez seja porque usei a mistura de manteiga com temperinhos (como dizia uma receita que circulou pelo facebook esses dias), e não "molhou" o meio das batatas. Enfim, deu mais ou menos certo depois que molhamos elas no final, mas valeu como experiência, hehe

    As suas ficaram lindas, e com certeza muito gostosas, pela cara!
    Beijo, Lu

    ResponderExcluir

Compartilhar!