Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Suco de Cagaita e Cerveja de Cereja



Com duas semanas sem posts, eu nem preciso comentar que a coisa ficou apertada. A pesquisa/monografia está extremamente atrasada e eu tenho dedicado boa parte do meu tempo a isso.

Falando sobre o que interessa, semana passada meu pai voltou da fazenda trazendo aquelas coisas orgânicas que, saindo de lá, são mil vezes melhores do que compradas no supermercado. Dessa vez trouxe mel (de uma fazenda próxima), chuchu (só pra minha vó, porque eu não como), ovos (com direito a ovos de casca azul!), tamarindo e cagaita.

Não tirei foto do tamarindo, mas acredito que seja mais conhecido. É uma frutinha marrom que dá dentro de uma casca seca, com um sabor bem azedo. A cagaita é menos conhecida, e está na foto que abre o post. É uma frutinha do cerrado bem azedinha também. Tem um pé próximo à porteira da fazenda, e eu e meus irmãos sempre pedíamos pro meu pai parar o carro lá perto antes de ir embora. Ele parava e a gente comia um bocado, até não achar mais nenhuma que prestasse. Infelizmente, elas aparecem por pouco tempo. Começa a chover, o pé enche, elas amadurecem a caem todas. Depois, só no outro ano...

O bom é que dá pra comer em qualquer estágio: verde, de vez ou muito madura. Quanto mais madura, mais suculenta fica, arrebenta fácil e faz uma bagunça danada. Mas não tem problema, continua uma maravilha. :) Preciso ver se tem mais pra tentar fazer um sorvete.


Suco de Cagaita

Ingredientes:
2 xícaras de cagaita, sem semente
100ml de água gelada
3 cubos de gelo

Modo de fazer:
1. Bata todos os ingredientes no liquidificador (minhas cagaitas já estavam geladas). Eu não coei e nem adocei, mas acho que vocês vão preferir com um pouco de açúcar ou adoçante.

Pra completar o post, mais um presente que ganhei. Meu amigo Souza (ele acabou de voltar com o blog dele. Conselho: não deixem de visitar e me ajudem a incentivar o menino a continuar) trouxe do Rio uma garrafa de uma cerveja belga de cereja. Diferente, não é? Eu não sou uma grande amante da cerveja, mas até gostei bastante dessa.


É fraca e doce, e tem uma cor liiiinda (não que isso influencie no gosto, mas eu fiquei maravilhada). Pena que não dê pra ver muito bem na foto, que teve que ser tirada às pressas. O sabor, como eu disse, é bem doce e meio artificial, parece que colocaram aquelas caldas de cereja na cerveja. Mas quem disse que achei ruim? :P Só precisava estar um pouco mais gelada, mas estávamos com certa pressa pra provar!

Adorei o presente, obrigada!

Tentarei demorar menos para o próximo post. Até lá!

4 comentários:

  1. Nunca provei cagaita! É difícil de achar? Fiquei com vontade de tomar o suco!
    E invejei a cerveja,
    uma vez fui em um bar que tem mais de 300 tipos, provei uma curtida com mel que era sensacional!

    ResponderExcluir
  2. Ai, prima, eu não sei, porque eu sempre comi na fazenda, nesses pés que encontramos no meio do mato. Deve ser difícil de achar cagaita madura, porque se encostar com mais força ela já fura e fica saindo muita água, hahaha; Se transportam, deve ser verde mesmo (que, como eu disse, não deixa de ser uma maravilha).

    E agora você me deixou com vontade de provar a cerveja curtida com mel! *O*

    ResponderExcluir
  3. Cagaita, puxa que diferente, nunca ouvi falar. Muito interessante. Já o tamarindo eu conheço bem. Acho o suco e o sorvete dele bem refrescante.
    Beijos
    Patty

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tenha gostado e agradeço pela indicação. (:

    ResponderExcluir

Compartilhar!